Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/984159
Título: Distribuição dos fluxos de n2o ao longo do dia em latossolo vermelho no cerrado.
Autoria: CORRÊA, R. S.
MEDEIROS, J. C.
MADARI, B. E.
CARVALHO, G. D.
COSTA, A. R. da
Afiliação: RUBIA SANTOS CORRÊA, mestranda UFG; JOÃO CARLOS MEDEIROS, pós-doutorando CNPAF; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; GLAUCILENE DUARTE CARVALHO, doutoranda UFG; ADRIANA RODOLFO DA COSTA, doutoranda UNB.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 10., 2013, Santo Antônio de Goiás. Matéria orgânica e qualidade ambiental: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
Páginas: p. 153-156.
Conteúdo: Os fluxos de N2O oriundos do solo estão entre os mais relevantes para os cálculos das emissões dos GEE. A quantificação das emissões desses gases pelo solo em longos períodos normalmente são realizadas extrapolando-se as emissões mensuradas em uma coleta para todo um período homogêneo. Contudo, para a condição de Cerrado brasileiro, não há trabalhos que faz referência ao melhor horário para a amostragem desses gases. Os objetivos do trabalho consistiram em determinar o horário que melhor representa o fluxo médio diário de N2O em um Latossolo Vermelho cultivado com pastagem na região do Cerrado, verificar qual o tempo máximo antes da saturação deste gás no interior da câmara estática utilizada e comparar o comportamento dos fluxos obtidos por esse método com um método micrometeorológico (gradiente de fluxo). Valores observados nos fluxos mostram haver comportamentos similares entre as duas técnicas testadas. Nas condições do Cerrado, para a amostragem dos gases um horário adequado à rotina de coleta e que representa o fluxo médio diário é em torno das 10h.
Thesagro: Cerrado
Gas
Efeito estufa
ISBN: 978-85-7035-241-5
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p153.pdf733,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace