Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994750
Título: Comercialização da castanha-do-pará (Bertholettia excelsa) nas feiras livres e nas ruas de Belém-PA.
Autoria: MORAES, A. J. G. de
MOTA JUNIOR, K. J. A. da
HOMMA, A. K. O.
MENEZES, A. J. E. A.
FILGUEIRAS, G. C.
Afiliação: ALDECY JOSE GARCIA DE MORAES, CPATU; Keppler João Assis da Mota Junior, UFPA; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; Gisalda Carvalho Filgueiras, UFPA.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 52., 2014, Goiânia. Heterogeneidade e suas implicações no rural brasileiro: anais. Goiânia: SOBER, 2014.
Conteúdo: O presente estudo teve como objetivo analisar a dinâmica da comercialização da castanha-do-pará (Bertholettia excelsa) nas feiras livres e nas ruas de Belém-Pará, bem como verificar os retornos econômicos oferecidos aos vendedores que comercializam esse produto. A castanha-do-pará é um dos principais produtos extrativos da região, a qual desempenha importante papel socioeconômico, por ser geradora de renda a milhares de famílias, no campo ou na cidade. Foram aplicados 30 questionários com perguntas semiestruturadas para traçar o perfil socioeconômico desses vendedores de castanha. Os resultados evidenciaram que 76,7% dos entrevistados são provenientes do interior do estado e tem baixa escolaridade (média de 5,63 anos de estudo). Em geral, começaram a trabalhar nessa atividade por necessidade e quase a totalidade dos vendedores afirma que gosta de trabalhar na atividade. Quanto à comercialização, o valor médio de compra foi de 3,17 por quilo, enquanto que o valor de venda da castanha beneficiada (sem casca) ficou em média R$ 28,00 o quilo. Em relação aos retornos econômicos constata-se a importância da atividade para esses agentes, considerando que para 97% dos entrevistados é a única fonte de renda. A renda média mensal (R$ 1.314,82) obtida com a venda da castanha, de quase duas vezes superior ao salário mínimo em 2013, reflete o quanto essa atividade é importante para a reprodução familiar.
Thesagro: Comercialização
Palavras-chave: Castanha-do-pará
Feiras livres
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sober1.pdf408,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace