Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999122
Título: Análise sensorial para validação de cultivares de bananeira recomendadas para os Tabuleiros Costeiros.
Autoria: LUDUVICE, F. A
LEDO, A. da S.
OLIVEIRA, S. D. da S.
ARAUJO, A. G. de
MUNIZ, A. V. C. da S.
AMORIM, E. P.
REIS, R. C.
Afiliação: ANA DA SILVA LEDO, CPATC; ANA VERUSKA CRUZ DA SILVA MUNIZ, CPATC; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; RONIELLI CARDOSO REIS, CNPMF.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFI CA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 4., 2014, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Conteúdo: Análises sensoriais e físico-químicas de cultivares melhoradas apontam o potencial destas tanto para o consumo in natura quanto para uso industrial. Este trabalho teve por objetivo realizar a análise sensorial de novos genótipos de bananeira recomendados para os Tabuleiros Costeiros de Sergipe para consumo in natura e processamento de doce. Foram utilizadas bananas de diferentes genótipos, colhidas no campo experimental de Nossa Senhora das Dores no Estado de Sergipe, oriundas de experimento de competição de cultivares implantado em 2009. Os genótipos avaliados quanto às características sensoriais para consumo in natura foram: FHIA-18, PA94-01, PV79-34, BRS Japira-106, BRS Pacovan Ken, Pacovan, Prata Anã, (tipo Prata/ Pacovan), YB42-47, BRS Princesa, BRS Tropical (tipo Maçã) e FHIA-02 (tipo Cavendish) e para processamento de doce a Bucaneiro e FHIA-23 (tipo Gros Michael). Para as análises, os frutos foram colhidos em plantas no quarto ciclo de produção no estágio de maturação '¾ gorda' e armazenadas à temperatura ambiente até sua completa maturação (equivalente ao estágio seis de coloração de casca, completamente amarela). O delineamento experimental utilizado na análise sensorial para consumo in natura foi inteiramente casualizado, com 11 tratamentos e trinta repetições (julgadores) e para processamento de doce, dois tratamentos e trinta repetições (julgadores). Os atributos avaliados contemplaram características externas e internas utilizando métodos descritivos e avaliação de atributos, usando-se escala hedônica de nove pontos, com extremidades denominadas desgostei muitíssimo (1) e gostei muitíssimo (9). Para os Tabuleiros Costeiros, os genótipos FHIA-18, BRS Pacovan Ken, BRS Princesa, FHIA- 02, BRS Tropical, P94-01, PV79-34 apresentaram maior aceitabilidade para o consumo in natura. A cultivar Bucaneiro, demonstrou melhores resultados para uso industrial, tendo como característica principal o gosto doce.
Thesagro: Banana
Palavras-chave: Cultivar
Genética de planta
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
338.pdf122,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace