Prefácio

É consenso entre os profissionais da área que as contaminações microbianas constituem-se muito possivelmente no principal problema encontrado na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas relacionados à perda de materiais nas diferentes fases do cultivo. E apesar da importância do tema, é bastante reduzido o número de profissionais que se dedicam à pesquisa da área. Nenhum livro sobre contaminações microbianas direcionado para a cultura de células, tecidos e órgãos de plantas foi publicado no Brasil até os dias atuais, sendo este, portanto, pioneiro. Em nível internacional, as pesquisas também são reduzidas, e as poucas obras que se encontram sobre o tema são informações isoladas que, na maioria dos casos, fazem parte de textos de artigos, sem maiores aprofundamentos sobre o tema.

O livro Contaminações Microbianas na Cultura de Células, Tecidos e Órgãos de Plantas vem suprir parte da carência de literatura especializada na área, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos das contaminações microbianas. No entanto, é obvio que em um livro dessa importância e abrangência é quase impossível que se esgotem os assuntos ou que soluções prontas sejam apresentadas, seja pela abordagem parcial de alguns capítulos, seja pela não inclusão de outros. De qualquer modo, trata-se do mais completo livro versando sobre o problema das contaminações microbianas publicado no País.

O principal objetivo da obra foi aprofundar conceitos, técnicas e informações oriundas da pesquisa científica com a finalidade de refletir o estado da arte sobre as contaminações microbianas na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas. Assim, nos 10 capítulos que compõem o livro, escritos por 26 especialistas da área, são tratados assuntos que incluem desde a importância das contaminações e sua prevenção, até aspectos relacionados à identificação, detecção, controle e conservação desses contami­nantes.

Espera-se que as informações contidas neste livro sejam de grande valia para todos os que tenham algum vínculo ou interesse pela área de cultura de células, tecidos e órgãos de plantas. Ainda estamos distante do ideal ou de conhecimentos mais aprofundados sobre esse complexo tema, mas, apesar disso, na perspectiva da formação e consolidação de recursos humanos, este livro certamente será uma sólida e importante fonte de informações práticas e teóricas sobre o tema para os diversos atores que compõem a comunidade científica e o setor produtivo brasileiro que está ligado de alguma forma com a cultura de células, tecidos e órgãos de plantas.

Jonny Everson Scherwinski-Pereira

Editor Técnico