Apresentação

Na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas as contamina­ções causadas por microrganismos, especialmente fungos, bactérias, vírus e leveduras, ainda constituem-se nas principais causas de perdas de material vegetal em laboratórios de pesquisa e biofábricas de produção de mudas.

Apesar dessa importância, são relativamente poucos os trabalhos que tratam do assunto, em razão do desconhecimento do tema e, notadamente, das técnicas envolvidas no processo. Acrescentando-se à falta quase absoluta de literatura em língua portuguesa, observa-se uma enorme lacuna entre as técnicas de cultivo in vitro e os problemas relativos às contaminações microbianas.

A publicação Contaminações Microbianas na Cultura de Células, Tecidos e Órgãos de Plantas atende a uma forte demanda relacionada aos processos de boas práticas de laboratório e contribui para preencher algumas lacunas encontradas na área de biotecnologia vegetal referente aos problemas de contaminação in vitro. A estrutura da obra busca se aprofundar em conceitos e informações oriundas da pesquisa com a finalidade de refletir o estado da arte sobre as contaminações, proporcionando à comunidade científica uma fonte de consulta contendo as bases teóricas e aplicações práticas sobre o tema.

Mauro Carneiro

Chefe-Geral

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia