Nosso objetivo, ao escrever esta obra, é disponibilizar uma publicação que auxilie na disseminação do conhecimento evolutivo e estimule a consciência sobre a preservação do fantástico patrimônio que é a biodiversidade de nosso planeta.
Este livro teve origem durante as seguintes comemorações: em 2008, os 150 anos da teoria da evolução e, em 2009, os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação do livro A origem das espécies. A construção de nossa obra nos fez “navegar por mares pouco navegados” e, mais do que fruto de nosso conhecimento, é resultado de nossa paixão pelo legado de Darwin e pela vida moldada nos 4 bilhões de anos de evolução.
Para sua realização, contamos com a ajuda de muitos. Várias versões preliminares dos capítulos foram lidas por diversos pesquisadores. Gostaríamos de agradecer às seguintes pessoas pelos comentários construtivos durante a revisão e avaliação dos capítulos: Amarílis de Vicente Finageiv Neder, Carla dos Anjos de Souza, Clóvis Wagner Maurity, Débora Viecili Costa Masini, José Luiz de Andrade Franco, Luciano de Bem Bianchetti, Márcio de Carvalho Moretzsohn, Marília Lobo Burle, Nivaldo Peroni, Pablo Rodrigues Gonçalves, Paulo Dias Ferreira Júnior, Rafael Antônio Machado Balestra, Rosana Tidon, Rosane Garcia Collevatti e Suelma Ribeiro Silva. Versões preliminares dos capítulos foram revisados por Lucia Salles França Pinto, José Augusto de Alencar Moreira e José Eduardo de Alencar Moreira, a quem somos gratos. Também gostaríamos de agradecer a Susan Catherine Casement pelas muitas sugestões na composição do livro e pelo constante apoio.
Finalmente, não podemos deixar de agradecer à equipe da Embrapa Informação Tecnológica: Erika do Carmo Lima Ferreira (editora) e Jane Baptistone de Araújo (revisora), por todo o tempo, empenho e dedicação despendidos na edição da obra; e a Carlos Eduardo Felice Barbeiro, o Caseda, pelo lindo trabalho realizado na diagramação desta obra.