Apresentação

Há menos de 450 anos, todos os acadêmicos europeus acreditavam não somente que a Terra ocupava o centro do Universo – o qual teria alguns milhões de quilômetros de extensão –, mas também que, em torno desse centro, giravam os planetas, o Sol e as estrelas. Trezentos anos mais tarde, ainda imperava o pensamento de que uma divindade suprema criara todos os organismos e que eles não haviam mudado. A aplicação do método científico de inferência, a partir dos resultados de experimentos ou da observação, foi o que transformou nossa visão a respeito de nossas origens e do funcionamento do mundo a nossa volta.

A teoria que explicou a origem das espécies por meio da seleção natural e seus princípios foi publicada, há pouco mais de 150 anos, por Charles Robert Darwin. O arcabouço teórico da evolução ainda incorporou, ao longo de várias décadas, muitos outros conceitos e mecanismos que surgiram em novos campos das ciências naturais, como a genética, a biologia molecular e a biologia evolutiva do desenvolvimento. Nesse período de tempo, também ocorreu expressivo acúmulo de experimentos, evidências e observações em paleontologia, fisiologia, biogeografia, botânica e zoologia, além dos avanços mais recentes em genética e biologia molecular, os quais explicaram aspectos novos e diversificados da evolução.

A complexidade e a importância da teoria da evolução para a compreensão do mundo natural têm implicações em diversas áreas da ciência. Particularmente para a pesquisa agropecuária, a compreensão dos processos evolutivos é parte de um referencial de conhecimentos que abrange desde o processo de domesticação até o controle de insetos e doenças, bem como o desenvolvimento de novas cultivares e sistemas de cultivo mais sustentáveis.

Este livro apresenta o histórico e um amplo referencial teórico sobre a evolução, desde o início – quando o mecanismo da seleção natural foi descrito por Darwin – até as mais recentes descobertas científicas. Também fornece informações sobre as relações entre a agricultura e os processos evolutivos. Esta publicação contribui para preencher uma lacuna de informações na literatura nacional no tocante a uma descoberta científica que, há mais de um século, mudou o modo de estudar a vida no planeta.

Mauro Carneiro

Chefe-Geral

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia