Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080429
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: COELHO, R. S.
Additional Information: ROSAMARA SOUZA COELHO.
Title: Atividade comportamental e eficiência de parasitismo de Fopius arisanus E Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae) sobre Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) em diferentes frutíferas.
Publisher: 2017.
Pages: 72 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro, BA. Orientada por José Osmã Teles Moreira; coorientada por Beatriz Aguiar Jordão Paranhos, Embrapa Semiárido.
Keywords: Parasitas
Moscas-das-frutas
Fruit fly
Guava
Mango.
Description: Foi avaliada a eficiência e o comportamento dos parasitoides Fopius arisanus e Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae), individual e conjuntamente, no controle biológico de Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae), em acerola, goiaba e manga. Os testes foram conduzidos em gaiolas de campo, onde frutos de cada espécie infestados com C. capitata foram expostos ao parasitismo de (T2) F. arisanus; (T3) D. longicaudata; e (T4) F. arisanus e D. longicaudata, por 24 h, sem chance de escolha. Frutos infestados não expostos ao parasitismo foram utilizados como (T1) controle. O comportamento dos parasitoides foi avaliado em quatro períodos do dia. Em acerola, a maior eficiência de parasitismo foi obtida por D. longicaudata. Em goiaba e manga, o parasitismo por F. arisanus foi superior. Não se observou efeito da competição interespecífica na taxa de parasitismo, sugerindo que ambas as espécies toleram-se mutuamente e podem ser liberadas em conjunto. No entanto, a atividade de pouso e oviposição de adultos de F. arisanus foi sempre superior ou igual à de D. longicaudata. Adicionalmente, observaram-se que a atividade dos parasitoides correlacionou-se negativamente com a temperatura, e positivamente com a umidade relativa do ar. Por fim, foi avaliado a preferência de fêmeas de D. longicaudata a frutos contendo larvas de C. capitata previamente expostas e não expostas ao parasitismo por F. arisanus, em experimentos com chance de escolha (T5). Constatou-se que D. longicaudata não discrimina as larvas previamente parasitadas, na fase de ovos, por seu heteroespecífico F. arisanus.
Thesagro: Controle biológico
Entomologia
Inseto
Goiaba
Manga
Acerola
Praga
Mangifera Indica
Psidium Guajava.
NAL Thesaurus: Biological control
Diachasmimorpha longicaudata
Malpighia emarginata.
Fopius arisanus
Data Created: 2017-11-22
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAOROSAMARAVERSAOFINAL17112017.pdf983,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace