Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093218
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: LUZ, S. A. da
Additional Information: Samuel Almeida da Luz, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Atributos químicos do solo, produtividade e valor nutritivo da Brachiaria brizantha em sistema silvipastoril com Samanea tubulosa no Acre.
Publisher: 2010.
Pages: 64 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Tadário Kamel de Oliveira.
Keywords: Bordão de velho
Samanea tubulosa
Sistema silvipastoril
Sistemas silvopastoriles
Química del suelo
Description: A pecuária bovina é a principal atividade econômica do setor primário do Estado do Acre. Porém, em diversas propriedades as áreas destinadas a esse uso estão degradadas ou em processo de degradação. A implantação de sistemas silvipastoris e agrossilvipastoris, contribui com a solução desse problema, uma vez que a presença de árvores promove conforto térmico aos animais e pode aumentar a produção e qualidade de forragem, dentre outras vantagens. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da leguminosa arbórea Samanea tubulosa (Bordão-de-velho) sobre o valor nutritivo e produtividade da gramínea Brachiaria brizantha e sobre atributos químicos do solo em sistema silvipastoril no Acre. Foram realizados experimentos no município de Epitaciolândia - AC, no delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas, três classes de área de copa das árvores (0 a 50 m2, 51 a 100 m2 e acima de 100 m2), e as subparcelas quatro distâncias do ponto de coleta para o tronco de cada árvore (metade do raio da copa: 0,5R; raio de projeção da copa: 1R; duas vezes o raio da copa: 2R; e três vezes o raio da copa: 3R). Foram realizadas avaliações do componente solo nas épocas seca e chuvosa; e da forragem nas épocas seca, chuvosa e transições seca-chuva e chuva-seca. Cada época de avaliação, tanto para o solo quanto para a forragem foram analisadas separadamente. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando houve efeito das áreas de copa, estas foram comparadas por meio do teste de Tukey (P<0,05). O efeito das distâncias das árvores foi avaliado por análise regressão. Verificou-se que a espécie arbórea Samanea tubulosa (Bordão-de-velho) promove efeito positivo sobre a taxa de acúmulo de matéria seca da pastagem e a porcentagem de proteína bruta na forragem de Brachiaria brizantha em sistema silvipastoril. Durante o período seco, o Bordão-de-velho melhora a fertilidade do solo, com aumento nos teores de cálcio, soma de bases e saturação por bases em relação à área a pleno sol. E a área de influência do Bordão-de-velho na forragem de Brachiaria brizantha e em atributos químicos do solo tem efeito positivo mais intenso sob a copa das árvores.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Capim Brachiaria
Brachiaria Brizantha
Química do Solo
Valor Nutritivo
NAL Thesaurus: Forage grasses
Urochloa brizantha
Silvopastoral systems
Soil chemistry
Nutritive value
Data Created: 2018-07-12
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26641.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace