Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100047
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, J. H. B.
Additional Information: JOSÉ HENRIQUE BERNARDINO NASCIMENTO.
Title: Desempenho agronômico e qualidade de uvas BRS Isis e BRS vitória no Submédio do Vale do São Francisco sob diferentes porta-enxertos.
Publisher: 2018.
Pages: 90 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Recursos Genético Vegetal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas. Orientado por Carlos Alberto da Silva Ledo; co-orientado por Patrícia Coelho de Souza Leão, Embrapa Semiárido.
Keywords: Uva de mesa
BRS Isis
BRS Vitória
Vale do São Francisco
Description: A região Nordeste Brasileira caracteriza-se pela produção de uvas finas de mesa em condições semiáridas tropicais, destacando-se como a segunda maior região produtora de uvas no país. O uso dos rootstocks tem sido uma prática comum na viticultura, contribuindo para o sucesso da produção. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho agronômico e qualidade das uvas BRS lsís e BRS Vitória, em cultivo irrigado no Vale do São Francisco, sobre os rootstocks 'IAC 313', 'IAC 572', 'IAC 766', '804' e 'Paulsen 1103' 'Harmony' e 'Freedom' o delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições, sendo duas plantas úteis por parcela com espaçamento 3m x 2m, utilizando-se sistema de condução horizontal do tipo latada, e irrigação localizada por gotejamento. Foram avaliadas as seguintes variáveis: percentagem de brotação e índice de fertilidade de gemas, produção, número de cachos, firmeza, coloração da casca (L, a* b*), teor de sólidos solúveis (SS), açúcares solúveis totais (AST), acidez titulável (AT), teor de antocianinas totais, teor de flavonoides amarelo da casca e teor polifenóis extraíveis totais. O rootstock e ciclo de produção não influenciaram os componentes de produção das cultivares BR8 Isis, mas na cultivar BR8 Vitoria houve redução do desempenho agronômico das videiras no ciclo do 1° semestre de 2018. De um modo geral, foi possível se observar que o rootstock IAC 572 apresentou valores mais divergentes em relação aos demais tratamentos avaliados. Deste modo pode ser considerado como uma alternativa para ser utilizado por produtores em áreas comerciais na região do Vale do submédio do São Francisco.
Thesagro: Uva
Viticultura
Porta Enxerto
Variedade
Irrigação
NAL Thesaurus: Vitis
Rootstocks
Data Created: 2018-11-26
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joshenriquebernardino.pdf989,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace