Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105794
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Authors: SEIXAS, M. A.
Additional Information: MARIO ALVES SEIXAS, SIRE.
Title: Brasil visto do exterior: a percepção de instituições internacionais quanto ao potencial do agronegócio brasileiro.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2018
Series/Report no.: (Embrapa. Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas. Diálogos Estratégicos. Nota Técnica 17a).
Language: pt_BR
Keywords: Produto agrícola
Instituição internacional
Description: O comércio de produtos agrícolas está provando ser uma ferramenta-chave de negociação entre países em conflitos políticos. O caso mais emblemático, atualmente, se relaciona às tensas negociações político-comerciais entre EUA e China. Caso os dois países encontrem motivos comuns, a China provavelmente aumentaria as importações de produtos agrícolas dos EUA, à custa de fornecedores alternativos que vêm ganhando participação de mercado nos últimos anos. Entretanto, se as tensões comerciais entre a China e os EUA deteriorarem a relação comercial entre as partes e ambos imponham tarifas ou barreiras não tarifárias aos produtos oriundos de cada um desses países, notadamente se a China penalizar as importações agrícolas dos EUA, é muito provável que estes perderiam significativamente o boom contínuo das importações chinesas. • A percepção externa sobre o real potencial do agronegócio brasileiro como força econômica global é o foco desta nota. Analisa-se o estágio atual de alguns produtos prioritários do agronegócio de nosso país, com destaque para grãos, todo o segmento produtivo de carnes, laticínios, algodão e café. A nota está fundamentada em recentes relatórios publicados por instituições de alta respeitabilidade internacional, como a Fitch Solutions, pertencente à agência de risco Fitch Group, e a Rabo- Research Food & Agribusiness, pertencente ao grupo Rabobank. Fitch Solutions (2018) destaca a evolução do valor de mercado do agronegócio e seu crescimento anual, de 2003 até 2022.
Thesagro: Comercio Exterior
Importação
Agronegócio
Data Created: 2019-02-11
Appears in Collections:Nota Técnica/Nota científica (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrasilvistodoexteriorNotatecnica17a.pdf249,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace