Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112313
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HÜTHER, C. M.
SANTOS, C. M. P. P. dos
PINHO, C. F. de
LAMEIRA, O. A.
MACHADO, T. de B.
PEREIRA, C. R.
Additional Information: Cristina Moll Hüther, PÓS-DOUTORANDA UFF; Caíssa Machado Perucci Pereira Dos Santos, UFF; Camila Ferreira de Pinho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Thelma de Barros Machado, UFF; Carlos Rodrigues Pereira, UFF.
Title: Influência de diferentes níveis de intensidade luminosa na atividade fotossintética e nos teores de alcaloides em ipecacuanha.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL., 9.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 6., 2018, Viçosa. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento agropecuário sustentável: anais. Viçosa: UFV, 2018.
Language: pt_BR
Notes: SIMBRAS.
Keywords: Emetina
Ipeca
Description: A ipecacuanha (Carapichea ipecacuanha) é uma planta com propriedades fitoterápicas, apresentando dificuldades de adaptação a ambientes com alta intensidade luminosa. Entretanto, informações acerca das respostas a diferentes níveis de intensidade luminosa visando à otimização e viabilização de seu cultivo de forma mais intensiva é importante, pois os princípios ativos têm alto valor de mercado, o que contribui com extrativismo, entrando em vias de erosão genética em alguns estados brasileiros. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a resposta de plantas de ipecacuanha, cultivadas em diferentes níveis de sombreamentos, isto é, 50, 70 e 90% nas quatro estações do ano, com o intuito de fornecer alternativas de manejo dessa espécie em ambientes controlados. Para isso foram realizados estudos ecofisiológicos, tais como análise de fluorescência da clorofila a, teores de pigmentos fotossintéticos e teores de emetina e cefalina. Nos tratamentos mais sombreados foram verificados maiores concentrações de teores de pigmentos foliares. Nos resultados de fluorescência, as plantas cultivadas em casa de vegetação com sombreamento de 50%, se diferenciaram do controle em todas as estações do ano, nos parâmetros de PIabs e PItotal. Para os alcalóides, a estação do ano com maior concentração nos teores de cefalina foram nas estações do verão e inverno para os sombreamentos de 90 e 70% e emetina foi no sombreamento de 90% na primavera e inverno
Thesagro: Ipecacuanha
Clorofila
Cefalina
Data Created: 2019-09-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018IXSimbrasRESUMOEXPANDIDOresumoCrisultimo.pdf356,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace