Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1117476
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ANTONIO, R. P.
LIRA, I. C. de S. A.
RIBEIRO JUNIOR, P. M.
DIAS, R. de C. S.
Additional Information: RAFAELA PRISCILA ANTONIO, CPATSA; Irlane Cristine de Souza Andrade Lira; PEDRO MARTINS RIBEIRO JUNIOR, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.
Title: Identificação e mapeamento de QTLs de resistência do meloeiro à podridão do colo causada por Fusarium solani f. sp. cucurbitae.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 138).
Language: pt_BR
Keywords: Seleção assistida por marcadores
Melhoramento de plantas
Podridão-do–colo.
Description: Nas regiões produtoras do meloeiro (Cucumis melo L.) no Nordeste do Brasil, a podridão-do?colo, causada por Fusarium solani f. sp. cucurbitae, se destaca por ser de difícil controle devido à capacidade deste patógeno em sobreviver no solo em restos de cultura e produzir estruturas de resistência. O objetivo deste trabalho foi identificar e mapear marcadores do tipo microssatélite (SSR) ligados aos Quantitative Trait Loci - QTLs (Loci de Características Quantitativas) que segreguem conjuntamente com a resistência à podridão-do-colo, utilizando progênies F2:3 de meloeiro, obtidas de genitores contrastantes para o caráter (BGMel 109, genitor resistente e ES 12.0225.022, genitor suscetível). Dos 12 marcadores microssatélites polimórficos utilizados, sem distorção de segregação, três foram considerados ligados e mapeados em um grupo de ligação. Uma parte do genoma foi coberta por esse mapa e o comprimento total do grupo obtido foi de 15,76 cM. Um marcador, CMMS22-2, estava próximo a um QTL explicando uma parcela da variação fenotípica R2 = 8,75%. A adição de novos marcadores moleculares no mapa genético aumentará o poder do mapeamento de QTLs nas regiões que apresentaram grandes distâncias, aumentando o número de QTLs mapeados e os valores de R2. ç
Thesagro: Melão
Fruta Cucurbitácea
Cucurbitaceae
Resistência Genética
Gene
Doença de Planta
Fungo
Cucumis Melo
NAL Thesaurus: Melons
Plant diseases and disorders
Data Created: 2019-12-20
ISSN: 1808-9968
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD138.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace