Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160994
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: MOREIRA, A. N.
CONCEIÇÃO, J. L. A.
MOURA, M. D. da C. S. de
PEREZ, J. O.
SILVA, M. M. da
NASCIMENTO, E. F. do
GAVA, C. A. T.
Additional Information: Andréa Nunes Moreira, CEFET; Jaime Luiz Albuquerque Conceição, IPA; Maria Dalva da Conceição Silva de Moura, CEFET; Jane Oliveira Perez, CEFET; Mairon Moura da Silva, UFRPE; Eliel Ferreira do Nascimento, CEFET; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
Title: Alternativas para o manejo integrado de pragas e doenças na cultura da banana no Submédio do Vale do São Francisco.
Publisher: In: ZAMBOLIM, L.; NASSER, L. C. B.; ANDRIGUETO, J. R.; TEIXEIRA, J. M.; FACHINELLO, J. C. (Org.). Produção integrada no Brasil. Brasília, DF: CNPq; Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo integrado
Monitoramento
Controle fitopatógenos
Nordeste
Vale do São Francisco
Disease.
Description: Visando a implantação do Manejo Integrado de Pragas e Doenças na cultura da banana, no contexto da Produção Integrada de Frutas, na região do Submédio do Vale do São Francisco, diversas ações de pesquisa foram desenvolvidas em seis campos de cultivo de banana, durante o período de novembro de 2004 a maio de 2008, em Petrolina, PE. Foram realizados o monitoramento de insetos-pragas e inimigos naturais na folhagem da bananeira; do Cosmopolitus sordidus utilizando iscas atrativas tipo telha e feromônio sintético Cosmolure; de doenças em folhas, pseudocaule e frutos; e teste de patogenicidade de isolados de Beauveria bassiana no controle de adultos do moleque-da-bananeira. Os dados da ocorrência de pragas e inimigos naturais foram correlacionados com os parâmetros climáticos coletados na estação metereológica próxima ao local de amostragem. Os resultados demonstraram uma correlação entre a população do moleque-da-bananeira e temperatura, precipitação e umidade relativa do ar; a ocorrência de ácaros fitófagos da Família Tetranychidae, pulgões, mosca-branca, cochonilhas e dos inimigos naturais, joaninha, bicho lixeiro e ácaros predadores da família Phytoseiidae; a eficiência do feromônio no monitoramento e controle do C. sordidus; e a ação patogência do fungo B. bassiana no controle desta praga. Para as doenças, constatou-se apenas a ocorrência de nematóides.
Thesagro: Banana
Doença
Musa sp
Praga.
NAL Thesaurus: Insecta.
Data Created: 2008-10-30
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1952.pdf199,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace