Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/190873
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SILVA, P. A. D. da
Title: Ecologia populacional e botânica econômica de Butia capitata (Mart.) Beccari no cerrado no norte de Minas Gerais.
Publisher: 2008.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Aldicir Osni Scariot, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Keywords: Coquinho-azedo
Banco de sementes.
Description: Butia capitata ou coquinho-azedo é uma palmeira que ocorre em grandes manchas populacionais em áreas remanescentes de cerrado no norte de Minas Gerais. Seus frutos são muito apreciados para consumo, o que a torna muito atrativa aos extrativistas e pequenos agricultores da região que encontraram na exploração de seus frutos uma alternativa sazonal para o incremento de sua renda familiar. Duas populações desta espécie foram avaliadas quanto às suas estruturas ontogenéticas, distribuição espacial, banco de sementes, regeneração natural, fenologia, produção e características biométricas dos frutos. Foi investigada a influência sobre estes aspectos dos fatores ambientais, climáticos e históricos de manejo de cada área, representado pela intensidade de exploração dos frutos e predação pelo gado. Além dos aspectos ecológicos, foram descritos o processo de extração, beneficiamento e comercialização do coquinho-azedo. Todos os estádios têm padrão agregado de distribuição. O banco de sementes no solo é transitório e as sementes têm alta taxa de inviabilidade, predação e remoção. A grande similaridade ambiental entre as parcelas, a variabilidade na densidade de indivíduos e o alto grau de agrupamento sugerem que os fatores determinantes da distribuição atuam principalmente na dispersão das sementes e estabelecimento das plântulas. Além da relação positiva das plântulas com a luminosidade, não foi identificada influência das variáveis ambientais analisadas sobre a distribuição espacial, estrutural ou regeneração das populações, assim como não foi detectada influência negativa do extrativismo dos frutos. Por outro lado a pressão depredação e pisoteio do gado pode comprometer o recrutamento e até a viabilidade destas populações em longo prazo, mas as lentas taxas demográficas implicam na necessidade de avaliações mais prolongadas para assegurar esta afirmação sobre a viabilidade das populações. A produtividade de frutos é maior na população com plantas de menor porte, o que indica que a senescência afeta a produção de estruturas reprodutivas. A produção de folhas está uniformemente distribuída no ano, mas a fenologia dos eventos reprodutivos é influenciada pela chuva, a maturação e dispersão ocorrem em novembro. Foram identificados alguns problemas na cadeia produtiva, onde o transporte é o principal desafio. O extrativismo de coquinho-azedo é uma boa alternativa de renda para as famílias de pequenos produtores rurais da região e um estímulo a conservação do cerrado.
Thesagro: Cerrado.
NAL Thesaurus: Butia capitata
Data Created: 2009-03-17
Appears in Collections:Tese/dissertação (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008PriscilaADDaSilva.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace