Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/216261
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PEREIRA, H. S.
MELO, L. C.
FARIA, L. C. de
DEL PELOSO, M. J.
COSTA, J. G. C. da
RAVA, C. A.
WENDLAND, A.
Additional Information: HELTON SANTOS PEREIRA, CNPAF; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF; LUIS CLAUDIO DE FARIA, CNPAF; MARIA JOSE DEL PELOSO, CNPAF; JOAQUIM GERALDO CAPRIO DA COSTA, CNPAF; Carlos Agustín Rava; ADRIANE WENDLAND, CNPAF.
Title: Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de feijoeiro-comum com grãos tipo carioca na Região Central do Brasil.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 44, n. 1, p. 29-37, jan. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Interação genótipo x ambiente
Região Central
Brasil.
Description: O objetivo deste trabalho foi identificar genótipos de feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris) tipo carioca, com alta adaptabilidade e estabilidade de produção, na Região Central do Brasil, pelo uso de diferentes métodos. Foram conduzidos 45 ensaios de valor de cultivo e uso, com 16 genótipos, em blocos completos ao acaso, com três repetições, nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, nos anos de 2003 e 2004. Os dados de produtividade de grãos foram submetidos a análises de variância e de estabilidade e adaptabilidade pelos métodos de Lin & Binns, Annichiarico, Eberhart & Russell, Cruz et al., e AMMI (modelo de efeitos principais aditivos e interação multiplicativa). O método de Lin & Binns, modificado por Carneiro (trapézio quadrático ponderado pelo coeficiente de variação), e o de Annichiarico mostraram-se muito úteis ao programa de melhoramento genético, pois reúnem características como: simplicidade de utilização; separação dos ambientes em favoráveis e desfavoráveis; e identificação dos genótipos mais estáveis, entre os mais produtivos. A cultivar de feijão carioca BRS Estilo reúne alta adaptabilidade, estabilidade e produtividade de grãos na Região Central do Brasil. A cultivar Pérola, amplamente utilizada no País, também apresenta boa estabilidade e adaptabilidade.
Thesagro: Feijão
Melhoramento genético vegetal
Grão
Produtividade
Phaseolus Vulgaris.
NAL Thesaurus: Beans
Data Created: 2009-03-03
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
44n01a05.pdf313,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace