Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879808
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, J. E. L. F.
BOTELHO, S. M.
NASCIMENTO JUNIOR, J. de D. B.
Additional Information: JOAO ELIAS LOPES F RODRIGUES, CPATU; SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU; JOAO DE DEUS BARBOSA N JUNIOR, CPATU.
Title: Relação benefício/custo da adubação NPK na cultura do amendoim (Arachis hypogaea L.) cultivada pela agricultura familiar, no município de Ponta de Pedras, Marajó, Pará.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 2., 2010, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Os Editores, 2010. p. 75-79.
Language: pt_BR
Notes: Editado por Rogério de Paula Lana e Geicimara Guimarães.
Keywords: Adubação química
Análise financeira.
Description: O objetivo deste trabalho foi definir o nível mais econômico da fórmula comercial (10:28:20), como fonte de N, P e K para a cultura do amendoim, variedade BR 01, no município de Ponta de Pedras, Marajó, PA. A pesquisa foi conduzida na comunidade Jagarajó, em Latossolo Amarelo distrófico, textura arenosa. O delineamento foi inteiramente casualizado, com três tratamentos e quatro repetições, com área útil das parcelas de 7,5 m2. O preparo da área foi mecanizado, constituindo-se de aração e gradagem e o plantio feito com plantadeira manual (tico-tico) no espaçamento de 0,70m x 0,20m, com duas sementes por cova da cultivar de amendoim BR 01. Nas covas foi colocado um quilo de composto orgânico, produzido na fazenda, misturado com a terra da superfície. A adubação foi realizada manualmente, em covas, abertas por espeque a, aproximadamente, 5,0 cm das plantas, 15 dias após a germinação. Foram testados, além do tratamento testemunha, duas doses da fórmula comercial NPK (10:28:20) correspondentes a 250 e 500 kg/ha, que foram transformadas em g/cova e aferidas para tampinhas de plástico a fim de facilitar a percepção dos produtores. Durante o ciclo da cultura, foram necessárias apenas duas capinas, quando se processou, também, a amontoa. Por ocasião da colheita foram feitas as avaliações de produtividade de amendoim em casca e sementes em kg/ha. Os dados foram submetidos a uma análise financeira simples, na qual a receita bruta foi comparada com o custo total de produção, para determinação da relação custo/benefício. A análise econômica demonstrou que, nas condições estudadas, não foi economicamente viável o emprego de fertilizantes no cultivo do amendoim var. BR 01, no município de Ponta de Pedras, Marajó, Pará.
Thesagro: Agricultura Familiar
Amendoim.
Data Created: 2011-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
39IISIMBRASAnais75.pdf43,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace