Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001637
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Data do documento: 4-Dez-2014
Tipo do Material: Tese/dissertação (ALICE)
Autoria: BRAVIN, M. P.
Informaçães Adicionais: Maísa Pinto Bravin, Ufac.
Título: Doses de nitrogênio em cobertura no plantio direto e convencional de milho e braquiária em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: 2014.
Páginas: 86 f.
Idioma: pt_BR
Notas: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Tadário Kamel de Oliveira.
Palavras-chave: Código Florestal
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Plantio convencional
Recuperação de pastagens
Adubação nitrogenada em cobertura
Brachiaria bizantha
Acre
Amazônia Ocidental.
Conteúdo: O uso intensivo de áreas de pastagens, assim como o manejo inadequado dessas áreas acarreta um esgotamento do solo, tornando-o consequentemente improdutivo, em virtude da degradação física e química dos componentes do sistema. Para alcançar sustentabilidade desses sistemas de produção é necessário optar por alternativas de cultivo conservacionistas, como plantio direto e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo das culturas de milho e Brachiaria brizantha cv. Xaraés consorciadas, cultivadas com diferentes preparos do solo e com aplicação de diferentes doses de nitrogênio em cobertura, em área de iLPF, no Acre. Foram conduzidos dois experimentos simultaneamente, um em área de pastagem degradada (experimento I) e outro, em área de cultivo silviagrícola de milho e a espécie florestal mulateiro (Calycophyllum spruceanum Benth) (experimento II). O delineamento experimental utilizado em ambos foi de blocos ao acaso, arranjado em parcelas subdivididas, com dois preparos do solo (preparo convencional e plantio direto) nas parcelas e cinco doses de adubação nitrogenada em cobertura (o; 50; 100; 150; 500; 200 kg ha-1 de nitrogênio) nas subparcelas totalizando dez tratamentos. Na integração lavoura-pecuária, a produtividade de grãos de milho responde linearmente à aplicação de N e é superior em área de plantio convencional. É possível a formação da pastagem com plantio direto de milho e braquiária consorciadas em área de pasto degradado. Em sistema agrossilvipastoril a produtividade de grãos de milho responde linearmente à aplicação de N em área de preparo convencional do solo; em área de plantio direto, o N em cobertura é necessário para a obtenção de produtividades satisfatórias; a adubação nitrogenada em cobertura realizada na cultura do milho até a dose de 200 kg ha-1 de N não influencia o rendimento da Brachiaria brizantha cv. Xaraés em consórcio nas entrelinhas, após a colheita do milho.
Thesagro: Milho
Plantio Direto.
Pastagem Consorciada
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25339.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace