Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001900
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, J. F. G.
SEVERIANO, E. da C.
COSTA, K. A. de P.
BENITES, V. de M.
GUIMARÃES JÚNNYOR, W. da S.
BENTO, J. C.
Additional Information: JOSÉ FAUSTO GUIMARÃES SILVA, IFGOIANO; EDUARDO DA COSTA SEVERIANO, IFGOIANO; KÁTIA APARECIDA DE PINHO COSTA, IFGOIANO; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JÚNNYOR, IFGOIANO; JOSÉ CARLOS BENTO, UNIRV.
Title: Chemical and physical-hydric characterisation of a red latosol after five years of management during the summer between-crop season.
Publisher: Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 38, n. 5, p. 1576-1586, set./out. 2014.
Language: en
Keywords: Sucessão de culturas
Sistema plantio direto
Intervalo hídrico ótimo
Disponibilidade hídrica.
Description: Sistemas de produção agrícola que contemplam produção de palhada para o plantio direto e que atuam na melhoria estrutural do solo podem ser considerados medidas-chave para a atividade agrícola na região do Cerrado, sem a contrapartida da degradação ambiental. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar os atributos químicos e físico-hídricos de um Latossolo Vermelho distrófico do município de Rio Verde, Goiás, sob diferentes sistemas de manejo do solo na entressafra da cultura da soja, após cinco anos da sua implantação. Foram avaliados: Brachiaria brizantha cv. Marandu como planta de cobertura na entressafra; Safrinha de milho consorciada com Brachiaria ruziziensis; Safrinha de grãos solteira em sistema plantio direto; Solo sob pousio, após a colheita da soja; e Mata (Vegetação Natural), situada ao lado. Foram feitas amostragens de solo até 40 cm de profundidade, utilizadas na avaliação dos atributos químicos e no diagnóstico estrutural dele. Os resultados demonstraram que conversão de áreas de vegetação nativa em campos de agricultura alterou os atributos químicos e físico-hídricos do solo em todas as profundidades avaliadas, principalmente até 10 cm, em razão da ação do sistema radicular sob a estrutura do solo. O cultivo de B. brizantha como planta de cobertura no período de entressafra das culturas de verão aumentou a disponibilidade hídrica do solo, assumindo relevância para a atividade agrícola na região em estudo.
Thesagro: Brachiaria.
Data Created: 2014-12-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCSV38N5.pdf170,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace