Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001903
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MENDES, C. dos A.
BORBA, T. C. de O.
BUENO, L. G.
CRUZEIRO, G. A. V.
MENDONÇA, J. A.
PANTALIÃO, G. F.
VIANELLO, R. P.
BRONDANI, C.
Additional Information: CRISTIANE DOS ANJOS MENDES, UFG; TEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA BORBA, CNPAF; LUÍCE GOMES BUENO; GUSTAVO ALENCASTRO VEIGA CRUZEIRO, pós-gradução USP; JOAO ANTONIO MENDONCA, CNPAF; GABRIEL FERESIN PANTALIÃO, pós-graduação UFG; ROSANA PEREIRA VIANELLO, CNPAF; CLAUDIO BRONDANI, CNPAF.
Title: Análise de associação quanto à produtividade e seus caracteres componentes em linhagens e cultivares de arroz de terras altas.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 49, n. 10, p. 771-782, out. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Coleção nuclear
Desequilíbrio de ligação
Genômica funcional
Mapeamento associativo
Seleção assistida por marcadores
Melhoramento genético.
Description: O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio da análise de mapeamento associativo, os marcadores moleculares relacionados à produtividade do arroz de terras altas e aos seus caracteres componentes. Foram usadas 113 linhagens e cultivares de arroz de terras altas, da Coleção Nuclear de Arroz da Embrapa, com reduzido vínculo genético entre si. Os seguintes caracteres componentes da produtividade foram avaliados: número de panículas por metro, número de grãos por panícula e peso de 100 grãos. Dos 115 marcadores utilizados, 25 (21,7%) associaram-se significativamente a um ou mais caracteres. Entre os 29 SSR ("simple sequence repeats") colocalizados em QTL ("quantitative trait loci") de produtividade de arroz, 12 foram associados aos caracteres avaliados e considerados como candidatos para uso na seleção assistida por marcadores. Os marcadores NP914540, Q6ZGD1 e Q69JE3, associados ao número de grãos por panícula, ainda não foram anotados no arroz e podem constituir o ponto de partida para estudos de genômica funcional. Entre os marcadores derivados de sequências transcritas, NP914526 e NP914533 destacam-se por pertencer a rotas metabólicas relacionadas ao aumento do potencial produtivo de arroz.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Germoplasma
Marcador genético.
Data Created: 2014-12-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ca.pdf452,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace