Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002374
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, A. H. de C.
PADOVANI, C. R.
ANDRADE, R. G.
LEIVAS, J. F.
VICTORIA, D. de C.
GALDINO, S.
Additional Information: ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; CARLOS ROBERTO PADOVANI, CPAP; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; SERGIO GALDINO, CNPM.
Title: Dinâmica do balanço de energia em larga escala no pantanal mato-grossense, Brasil.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014. p. 71-80.
Language: pt_BR
Keywords: Fluxo de calor latente
Fluxo de calor sensível
Fluxo de calor no solo.
Description: No Pantanal brasileiro, as inundações destacam a importância da quantificação dos processos de troca de energia e massa entre a superfície e a baixa atmosfera em largas escalas. Imagens MODIS em conjunto com dados agrometeorológicos para o ano de 2012 foram usadas na modelagem dos componentes do balanço de energia em todo o pantanal, extraindo-se posteriormente para análises as sub-regiões de Barão de Melgaço, Paiaguás e Nhecolândia. O algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) foi aplicado para a obtenção do fluxo de calor latente (λE). O saldo de radiação (Rn) foi estimado através da radiação solar global (RG), do albedo da superfície (α0) e da transmissividade atmosférica (τ). Com o fluxo de calor na superfície (G) obtido como uma fração de Rn, o fluxo de calor sensível (H) foi quantificado como resíduo na equação do balanço de energia. As frações da energia disponível (Rn - G) usada como λE foram em média de 65, 50 e 49%, para Barão de Melgaço, Paiaguás e Nhecolândica. As mais elevadas condições de umidade na primeira sub região, juntamente com advecção horizontal de calor, detectada pelos valores negativos de H, fizeram com que vários pixels no período fora da estação chuvosa ficassem com valores de λE acima de Rn. Tomando-se a fração evaporativa como indicador de umidade, o ecossistema mais úmido foi a Savana Arborizada (SA) com 58% da energia disponível sendo usada como λE, enquanto que o mais seco foi o ecossistema modificado Alteração Antrópica (aa), sendo esta fração 46%.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
Data Created: 2014-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4229.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace