Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002469
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FELIZZOLA, J. F.
FIGUEIREDO, R. de O.
COSTA, C. F. G. da
GERHARD, P.
WATRIN, O. dos S.
NEU, V.
Additional Information: JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, CNPMA; Cristiane Formigosa Gadelha da Costa, CENA/ESALQ/USP; PEDRO GERHARD, CPATU; ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU; VANIA NEU, UFRA.
Title: Monitoramento da solução do solo e da água subterrânea em estudo hidrobiogeoquímico de duas microbacias da Amazônia Oriental.
Publisher: In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 2., 2014, Campinas. Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2014.
Pages: p. 98-101.
Language: pt_BR
Keywords: Extratores de solução do solo
Fluxos hidrobiogeoquímicos
Lisímetros
Piezômetros
Description: Durante oito meses, foram planejados, comprados e instalados poços e lisímetros, e coletores de litter para a execução do monitoramento hidrobiogeo-químico em duas microbacias (igarapés São João e Cumaru) com diversos usos da terra (Vegetação Ripária, Capoeira, Cultivo com Queima, Cultivo Sem Queima, Sistema Agroflorestal). No total foram instalados: 72 coletores de (litter leachate) lixiviação da serapilheira; 96 extratores de solução de solo, nas profundidades de 30 e 60 cm; e 30 piezômetros, com profundidades variando de 8 a 12 m. A alocação e preparação dos instrumentos nas duas microbacias visam analisar os fluxos hidrobiogeoquímicos dos com-ponentes do ciclo hidrológico - fluxos subsuperficiais e subterrâneos, e é discutida neste trabalho.
Data Created: 2014-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p98.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace