Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002629
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEITE, M. C. A.
MARTINS, V.
GONÇALVES, A. S.
GUILHERME, L. R. G.
MARCHI, G.
MARTINS, E. de S.
Additional Information: Maurício Cunha Almeida Leite; Vanessa Martins; Ana Stella Gonçalves; Luiz Roberto Guimarães Guilherme; GIULIANO MARCHI, CPAC; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC.
Title: Alterações nos atributos químicos do solo proveniente da adição de fontes alternativas portadoras de potássio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem: anais. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Alternativa de fertilização
Resíduos de mineradora
Rochagem
Pó de Rocha.
Description: Dada a enorme geodiversidade que ocorre no Brasil, a tecnologia da aplicação de pó de rocha (rochagem) configura-se como uma excelente alternativa ao fornecimento de nutrientes no solo. Objetivou-se avaliar os efeitos de fontes alternativas de nutrientes nos atributos químicos do solo em um experimento de incubação realizado em casa de vegetação. Foi conduzido em vasos com 5 kg preenchidos com um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura média, com teor de K (Mehlich-1) de 0,06 cmolc dm-3 de solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os tratamentos foram distribuídos em arranjo fatorial 5 x 9 x 3, sendo cinco doses de potássio (0, 150, 300, 450 e 600 kg ha-1 de K2O) e nove fontes alternativas de nutrientes (verdete, 25C:75V, verdete tratado com NH4OH, ultramáfica, 25C:75U, fonolito, 25C:75F, resíduo de mineração, 25C:75R), com três repetições. As fontes alternativas de nutrientes foram aplicadas e incorporadas ao solo, deixando-os em incubação por um período de 45 dias, com a umidade em torno de 70% da capacidade de campo, e, após isto, foram feitas análises do solo. Os fertilizantes potássicos alteraram a disponibilidade de nutrientes, sendo que o resíduo de mineração e sua mistura foram os que mais liberaram K para o solo em todas as doses testadas.
Thesagro: Fertilidade do solo
Potássio
Latossolo Vermelho Amarelo
Oxisol.
NAL Thesaurus: Soil fertility
Potassium
Mine spoil.
Data Created: 2014-12-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34259.pdf279,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace