Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004246
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FELISBERTO, T. da S.
MARINHO, L. B.
DEON, M. D. I.
ANDRADE, E. de A.
SOUZA FILHO, J. R. de
Additional Information: T. DA S. FELISBERTO, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais / UNEB; L. B. MARINHO, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais / UNEB; MAGNUS DALLIGNA DEON, CPATSA; E. DE A. ANDRADE, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais; J. R. DE SOUZA FILHO, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais / UNEB.
Title: Água disponível no solo com ponto de murcha permanente obtido por diferentes métodos.
Publisher: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SALINIDADE, 2.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE ENGENHARIA DA IRRIGAÇÃO, 2., Fortaleza, 2014. Anais... Piracicaba: INOVAGRI: INCT-EI: INCTSA, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Retenção de água
Déficit hídrico.
Description: O objetivo do trabalho foi comparar os valores de água disponível no solo com o ponto de murcha permanente (PMP), determinado pelo método da centrífuga ou pelo método fisiológico, com a capacidade de campo (CC) estimada por diferentes potenciais mátricos (Ψm). Pelo método da centrífuga foram determinadas a umidade na CC nos potenciais mátricos de -0,006 e -0,01 MPa e no PMP de -1,5 MPa. O PMP fisiológico foi obtido utilizando a Célosia cultivada em ambiente protegido. Estas foram irrigadas diariamente a fim de manter o solo com umidade próxima à capacidade de vaso até a floração, quando foi suspensa a irrigação. Ao apresentar sintomas de murcha, as mudas foram levadas ao laboratório e colocadas em local escuro e saturado, o procedimento foi repetido até a murcha irreversível, quando determinou-se a umidade residual do solo pelo método gravimétrico. Houve efeito significativo do método, determinação do PMP e do Ψm adotado na obtenção da CC para quantificação da água disponível no solo a 1% de probabilidade, contudo não se verificou efeito significativo da interação entre os fatores. O maior valor de água disponível foi ao considerar a planta como indicadora de murcha permanente, sendo que a Celósia extraiu água a potencial mátrico inferior a -1,5 MPa. A água disponível no solo aumentou ao utilizar o maior Ψm na determinação da CC.
Thesagro: Solo
Irrigação
Água
Floricultura.
NAL Thesaurus: Soil
Data Created: 2015-01-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magnus2014.pdf328,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace