Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005675
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAVALCANTE, F. A.
SA, C. P. de
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
SANTOS, C. F. dos
NASCIMENTO, H. L. B. do
Informaçães Adicionais: FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC.
Título: Uma análise econômica e benefícios ambientais decorrentes da adoção de tecnologias em pastagens melhoradas no Acre.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21., 2011, Maceió. Inovações tecnológicas e mercado consumidor: anais. Maceió: SBZ, 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistemas de produção
Pastagens melhoradas
Uso de tecnologia
Acre.
Conteúdo: O objetivo deste artigo foi de avaliar os resultados econômicos dos sistemas de produção tradicional, melhorado e avançado da pecuária de corte no Acre e os benefícios ambientais decorrentes da adoção de tecnologias em pastagens melhoradas. Esta avaliação é relevante, uma vez que demonstra a necessidade de uma reestruturação do sistema produtivo da pecuária de corte no Estado. Os dados utilizados na análise foram obtidos pelo método de painel técnico, que consiste em selecionar e reunir um grupo de produtores e técnicos com grande conhecimento no assunto. Na reunião técnica foi caracterizado detalhadamente o sistema modal e seus coeficientes técnicos de produção. A partir do sistema modal delinearam-se os sistemas de produção melhorados e avançados, com incorporação de inovações tecnológicas já testadas e adotadas por pequeno número de produtores. As conseqüências da utilização das tecnologias são observadas no aumento da capacidade suporte das pastagens nos níveis tecnológico melhorado e avançado em 50% e 150%, respectivamente, quando comparado com o sistema tradicional. Conclui-se que o maior nível tecnológico utilizado nos sistemas melhorado e avançado confere impactos econômicos e ambientais positivos, tornando estes sistemas de produção economicamente mais viáveis e ecologicamente mais sustentáveis.
Thesagro: Gado de Corte
Pecuária.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25389.pdf186 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace