Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005884
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SPERA, S. T.
ESCOSTEGUY, P. A. V.
SANTOS, H. P. dos
KLEIN, V. A.
Informaçães Adicionais: SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; PEDRO ALEXANDRE VARELLA ESCOSTEGUY, UPF; HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS, CNPT; VILSON ANTÔNIO KLEIN, UPF.
Título: Atividade do alumínio na solução do solo de um latossolo vermelho distrófico submetido ao manejo do solo e de culturas
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Nativa, v. 2, n. 3, p. 131-137, jul./set. 2014
Páginas: 7
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: No-till.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a interação do manejo do solo e de culturas nos atributos químicos da solução de solo referentes à porcentagem e atividade de formas de Al tóxico de camadas de solo entre 0 a 20 cm. As amostras foram provenientes de experimento conduzido em Passo Fundo, RS, em um Latossolo Vermelho distrófico, com mais de duas décadas de cultivo sem aplicação de calcário. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, em esquema de subparcelas. Os tratamentos foram: plantio direto (PD), cultivo mínimo com escarificador (PM) e preparo convencional com arado e grade (PC), combinados com as rotações de culturas: trigo/soja (R1); trigo/soja - ervilhaca/sorgo (R2) e trigo/soja - ervilhaca/sorgo - aveia branca/soja (R3), para avaliar o efeito da interação destas rotações com o tipo de manejo de solo no rendimento de grãos (RG), na massa seca da parte aérea (MS) e nos atributos químicos da solução do solo referentes à porcentagem e atividade de formas de Al tóxico, nas camadas de 0 a 6,7 cm e de 6,8 a 20 cm. Uma floresta subtropical adjacente foi amostrada com a finalidade de se balizar os valores originais dos atributos avaliados. Não houve correlações entre o RG e a MS e os atributos de solo avaliados, em ambas as camadas, mesmo havendo diferenças de níveis de restrições físicas e químicas entre as camadas. Os atributos químicos da solução do solo não foram influenciados pela interação dos fatores estudados, sendo pouco influenciados pela rotação de culturas. O plantio direto propiciou maiores valores de carbono orgânico dissolvido e menor teor e atividade de Al na solução.
Thesagro: Acidez
Plantio direto
Química do solo
NAL Thesaurus: Soil pH
Plowing
Soil chemistry.
Ano de Publicação: 2014
ISSN: 2318-7670
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014speraaluminiolatossolovermelhodistrofico.pdf370,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace