Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006095
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: IKEDA, F. S.
MENEGATTI, L.
BOTTI, F.
Informaçães Adicionais: FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; LUCAS MENEGATTI, UFMT; FERNANDO BOTTI.
Título: Caracterização florística de bancos de sementes em sistemas integrados de produção com diferentes níveis de sombreamento
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 29., 2014, Gramado. A ciência das plantas daninhas em clima de mudanças: anais. [Londrina]: SBCPD, 2014. 5 p. 1 CD-ROM.
Páginas: 5
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O banco de sementes de plantas daninhas faz parte da dinâmica dessas espécies em áreas agrícolas, sendo resultante do manejo de plantas daninhas e dos sistemas em que se encontra. Objetivou-se com este estudo caracterizar os bancos de sementes em sistemas integrados de produção com gado leiteiro e diferentes níveis de sombreamento nos dois primeiros anos de experimento de longa duração, instalado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop-MT. O experimento apresenta quatro quadrantes, constituídos por: Q1: pastagem de 1º. ano seguida por pastagem de 2º. ano; Q2: lavoura de 2º. ano seguida por pastagem 1º. ano; Q3: lavoura de 1º. ano seguida de lavoura de 2º. ano; Q4: pastagem de 2º. ano seguida de lavoura 1º. ano. Os quadrantes foram subdivididos em três níveis de sombreamento (sem eucalipto, com renques de linhas duplas de eucaliptos nas laterais da parcela e renques de linha tripla de eucalipto no interior da parcela). Fez-se coleta sistemática por conglomerados com seis amostras compostas por três subamostras na camada de 0 a 0,10 m de profundidade em cada nível de sombreamento dos quatro quadrantes do experimento. As amostras foram avaliadas em casa de vegetação e irrigadas diariamente. As plântulas emergidas foram contadas, identificadas e descartadas quinzenalmente durante três meses. O banco de sementes foi caracterizado pela importância relativa das espécies que ocorreram nos sistemas de produção. Assim, as espécies de Cyperus tendem a predominar em áreas com ausência de árvores e Eleusine indica tende a predominar em áreas sombreadas por árvores. O número de espécies de plantas daninhas tende a aumentar nos sistemas de produção avaliados e de diminuir quando ocorrem dois anos de lavoura.
Thesagro: Eucalipto
Gado leiteiro
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014ikedasementessistemaintegradosombreamento.pdf169,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace