Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006212
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAMPOS, S. de C.
WRUCK, D. S. M.
RONCATTO, G.
OLIVEIRA, S. S.
LORINI, A.
Informaçães Adicionais: SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; SUZINEI SILVA OLIVEIRA, CPAMT; ALEXANDRE LORINI, UFMT.
Título: Características físicas e químicas de frutos de maracujazeiros provenientes de diferentes porta-enxertos
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Fruticultura: oportunidades e desafios para o Brasil. Cuiabá: SBF, 2014. 1 CD-ROM.
Páginas: 4
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Porta-enxerto.
Conteúdo: O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá amarelo com produção, em 2012, de 776.097 toneladas e área de, aproximadamente, 58 mil hectares (IBGE, 2012). Apesar do Brasil possuir condições para o plantio em quase todo o seu território, os produtores tem-se deparado com alguns fatores limitantes que tem comprometido significativamente a produtividade desse cultivo. Um destes fatores é a fusariose do maracujazeiro, doença do sistema radicular causada por fungos do gênero Fusarium. A enxertia é uma das principais técnicas descritas na literatura (CHAVES et al., 2004; SILVA et al., 2005; CAVICHIOLI et al., 2009) para controlar algumas doenças no maracujazeiro, entre elas a fusariose. A partir do uso dos porta-enxertos, necessita-se considerar o desenvolvimento e a qualidade dos frutos de forma a continuar atendendo o mercado consumidor, uma vez que as carcaterísticas externas do fruto são os parâmetros primordiais avaliados na comercialização e devem atender a certos padrões para que atinjam a qualidade desejada (NASCIMENTO et al., 1999). Apesar de Nogueira Filho et al. (2010) não terem observado diferenças entre as massas médias de frutos obtidos de plantas de maracujazeiro enxertadas com aquelas produzidas em plantas pé-franco, Junqueira et al. (2006) verificaram frutos com maior massa em plantas enxertadas. Desta forma, objetivou-se avaliar a influência de porta-enxertos de maracujazeiros nas características físicas e químicas de frutos produzidos na região norte de Mato Grosso.
Thesagro: Maracujá
Enxerto.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014botelhomaracujazeiro.pdf197,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace