Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006271
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAVALI, J.
FERREIRA, E.
SALES, M. F. L.
PORTO, M. O.
Informaçães Adicionais: JUCILENE CAVALI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; ELVINO FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; MAYKEL FRANKLIM LIMA SALES, CPAF-AC; MARLOS OLIVEIRA PORTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
Título: Pastagens na Amazônia Ocidental: cenário e manejo.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO DE CIÊNCIA DO SOLO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 2., 2014, Porto Velho. Manejo dos solos e a sustentabilidade da produção agrícola na Amazônia Ocidental: anais. Porto Velho: SBCS, 2014.
Páginas: p. 195-221.
Idioma: pt_BR
Notas: Editado por: Paulo Guilherme Salvador Wadt; Alaerto Luiz Marcolan; Stella Cristiani Gonçalves Matoso e Marcos Gervasio Pereira.
Palavras-chave: Degradação de pastagens
Amazônia Ocidental.
Conteúdo: A Amazônia Ocidental brasileira, constituída pelo estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, possui área total de 2,18 milhões de km2, equivalente a 42,8% da área da Amazônia Legal brasileira e a 25% do território nacional. Esta região apresenta área de pastagens estimada em 90 mil km2, ou seja, 9,0 milhões de hectares de pasto (IBGE, 2006) e rebanho de quase 17 milhões de cabeças, somando-se bovinos e bubalinos (IBGE, 2014). Atualmente, a degradação das pastagens é um dos maiores problemas da pecuária na Amazônia Ocidental, causando queda da capacidade de suporte das propriedades, elevação dos custos de produção da cerne e leite, descapitalização dos produtores e aumento da pressão por novas área através de desmatamentos. Dias-Filho e Andrade (2006) estimaram que 61,5% das pastagens cultivadas na Amazônia Ocidental paresentavam algum grau de degradação.
Thesagro: Pecuária.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25412.pdf15,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace