Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006375
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JORGE, Y. R.
GOMES, F. J.
CAVALLI, J.
FARIAS NETO, A. L. de
CARNEVALLI, R. A.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Informaçães Adicionais: YURI ROBERTO JORGE, UFMT; FAGNER JUNIOR GOMES, UFMT; JOSIANA CAVALLI, UFMT; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CPAMT; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Título: Produção e características morfológicas de capim Marandu em função da face de exposição e distância do renque
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A zootecnia fazendo o Brasil crescer: anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. 3 p.
Páginas: 3
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Diversas plantas forrageiras ainda não possuem respostas conhecidas em sistemas de produção mais complexos, por exemplo, aqueles que utilizam árvores e promovem o sombreamento das gramíneas. O objetivo com este trabalho foi avaliar a produção de forragem e as características morfológicas de capim Marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) em função da face de exposição (norte e sul) e distância das arvores (3, 6, 10 e 15 metros) no sistema Silvipastoril. O capim Marandu no Sistema Silvipastoril apresentou valores médios massa total de forragem semelhante independente da face de exposição ou distância do renque (P=0,7281). A massa de forragem total foi em média 3741 kg ha -1 . Dosséis manejados no Sistema Silvipastoril com Brachiaria brizantha cv. Marandu não apresentaram diferença nas massas de folha, colmo e morto quando avaliados em função da distância das árvores (3, 6, 9 e 15 m) ou a face (Norte e Sul). Assim como não houve efeito para a proporção de folha, colmo e material morto (P>0,05). Em média, registrou-se 77,1% de folha, 4,9 % de colmo e 14,3 % de material morto. A produção de forragem e as características morfológicas de capim Marandu não foram modificadas em função da face de exposição e distância do renque, enquanto as árvores têm até 9 metros de altura.
Thesagro: Eucalipto
Brachiaria
Forragem
Brachiaria Brizantha.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014pedreiramorfologiacapimmaranduexposicaorenque.pdf319,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace