Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006546
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Leite - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 23-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SANTIAGO-NETO, W.
MACHADO, G.
PAIM, D. S.
CAMPOS, T. de
BRITO, M. A. V. P. e
CARDOSO, M. R. I.
CORBELLINI, L. G.
Informaçães Adicionais: WALDEMIR SANTIAGO-NETO, UFRGS; GUSTAVO MACHADO, UFRGS; DANIEL S. PAIM, UFRGS; THAIS DE CAMPOS, UFRGS; MARIA APARECIDA V PAIVA E BRITO, CNPGL; MARISA R. I. CARDOSO, UFRGS; LUÍS G. CORBELLINI, UFRGS.
Título: Relação da idade na presença de bactérias resistentes a antimicrobianos em rebanhos leiteiros no Rio Grande do Sul.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 7, p. 613-620, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Resistência antimicrobiana
Estafilococos coagulase-positivo
Estafilococos coagulase-negativo
Epidemiologia do envelhecimento
Bovinos de leite
Conteúdo: A mastite bovina é uma doença importante na bovinocultura de leite, devido à sua alta incidência e perdas econômicas associadas principalmente com a produção de leite reduzida e aos custos do tratamento. O uso de antimicrobianos para o tratamento de casos clínicos e no período seco tem levantado preocupações quanto à seleção de cepas bacterianas resistentes. Isso também pode refletir na saúde pública, uma vez que bactérias resistentes, como o Staphylococcus aureus meticilina-resistente (MRSA), podem ser transmitidas aos seres humanos por contato direto com animais infectados ou produtos lácteos. A resistência das bactérias aos agentes antimicrobianos aumentou, em geral, devido a tratamentos ineficazes. Estudos realizados no Brasil com amostras não planejadas mostram aumento no padrão de resistência, principalmente em S. aureus. A exposição ao tratamento antimicrobiano repetido ao longo das lactações consecutivas de vacas pode ser um fator predisponente para o desenvolvimento da resistência antimicrobiana em bactérias que infectam o úbere. Assim, o objetivo deste estudo foi determinar a possível associação causal entre resistência antimicrobiana em bactérias isoladas a partir do leite bovino e dados como idade e período de lactação. (...). A análise de regressão logística mostrou uma relação significativa entre a idade das vacas e a presença de estafilococos coagulase-positivo multirresistentes e distribuição de classes diferentes de bactérias nos diferentes estratos etários, o que sugere uma concorrência dinâmica ao longo do tempo (p < 0,05). Animais com três a quatro anos tiveram 13,7 vezes mais chances (IC95% 1,4 ? 130,2, p = 0,02) de ter estafilococos coagulase-positivo multirresistentes em comparação com aqueles com dois ou três anos. O tempo de exposição a agentes infecciosos e consequentes terapias sugere uma maior chance de colonização do úbere por patógenos resistentes devido à pressão de seleção repetida durante a vida.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cnpgl2014PesqVetBrasv34n7Relacaodaidadenapresenca.pdf311 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace