Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006642
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: AMARAL, V. P. do
SOUZA FILHO, P. B. de
MORAES, J. R. da S. C. de
COSTA, J. F.
SANTIAGO, A. V.
Informaçães Adicionais: Victor Proença do Amaral, GRADUANDO UFRA; Paulo Barros de Souza Filho, GRADUANDO UFRA; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, GRADUANDO UFRA; José Farias Costa, GRADUANDO UFRA; ALAILSON VENCESLAU SANTIAGO, CPATU.
Título: Balanço hídrico e classificação climatológica para o município de Belterra-PA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 3., 2014, Belém, PA. Anais. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2014.
Páginas: v. 1, p. 342-347.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Excedente hídrico
Precipitação.
Conteúdo: O presente trabalho tem por objetivo determinar o balanço hídrico e a classificação climatológica, segundo Thornthwaite e Mather (1955) para o Município de Belterra-PA. Foram utilizados dados de precipitação e temperatura mensais cedidos pelo INMET, para os anos de 1980 a 2012, onde foi possível determinar o balanço hídrico climatológico, segundo Thornthwaite e Mather (1955). Adotou se uma CAD com valor de 100 mm. Para a classificação climática utilizou se o índice hídrico (Ih), de aridez (Ia) e o de umidade (Iu), além do fator térmico, metodologia desenvolvida por Thornthwaite. Os resultados mostraram a existência de seis meses com deficiência hídrica, que vai de julho a dezembro, e cinco meses com excedente hídrico, de fevereiro a junho. A evapotranspiração potencial (ETP) apresentou pouca variação ao longo do ano e atingiu um total médio de 1535,39 mm/ano, os meses de outubro 151,76 mm/mês, novembro 144,24 mm/mês e dezembro 141,59 mm/mês apresentaram os maiores valores. O mês de janeiro não a ocorrência de nenhuma dessas variáveis citadas. O clima foi classificado como do tipo úmido com deficiência hídrica moderada no verão e megatérmico. Tanto o balanço hídrico como a classificação climática evidencia a necessidade de utilizar a irrigação durante os meses com deficiência hídrica
Thesagro: Evapotranspiração.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p342.pdf373,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace