Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006659
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOARES, B. C.
RODRIGUES FILHO, J. A.
SENA, A. L. dos S.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
CONTARINI, L. B. P.
Informaçães Adicionais: Bruno Cabral Soares, DOUTORANDO UFPA; JOSE ADERITO RODRIGUES FILHO, CPATU; ANA LAURA DOS SANTOS SENA, CPATU; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UEPA; Layla Brenda Pezzin Contarini, GRADUANDA UFRA.
Título: Caracterização dos sistemas produtivos de bovinos leiteiros do município de Rondon do Pará, mesorregião Sudeste paraense.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 3., 2014, Belém, PA. Anais. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2014.
Páginas: v. 1, p. 436-442.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção de leite bovino.
Conteúdo: Este trabalho caracteriza as propriedades leiterias de Rondon do Pará (04º46?45?S/48°04?00?W), Mesorregião Sudeste Paraense, estado do Pará, para auxiliar nas ações institucionais e políticas públicas, e dar suporte ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas em 55 propriedades leiteiras, em 2012, por pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental e alunos do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal - UFPA/Embrapa Amazônia Oriental/UFRA. Inicialmente foram selecionadas cinco propriedades, cuja atividade leiteira é a principal fonte de sustento familiar, com auxílio de profissionais de instituições de extensão privadas e públicas. Posteriormente, outras propriedades foram recrutadas por meio da técnica de bola de neve, onde os produtores recomendavam outros, de mesmo perfil e dispostos a participar da pesquisa. As informações foram obtidas por técnicas de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), com entrevista livre e aplicação de questionário semiestruturado, com possibilidades dos produtores discorrerem sobre suas experiências, a partir do foco principal proposto, e permitir respostas livre e espontâneas. As questões foram agrupadas em nove partes: identificação da propriedade e proprietário; caracterização da propriedade; discriminação da exploração leiteira na propriedade; máquinas e equipamentos; instalações e benfeitorias rurais; sanidade do rebanho; procedimento de ordenha e manejo do rebanho; produção, comercialização e mão de obra; e informações adicionais. Os dados foram tabulados em planilha no programa Microsoft Excel 2010, para posterior análise. A produção leiteira do município estudado apresenta condições precárias, o que demonstra a necessidade da melhoria das instalações zootécnicas e manejo animal e principalmente assistência eficiente em relação às boas práticas na ordenha, bem como melhoria do sistema nutricional. O clima afeta, negativamente, a produção de forragem no decorrer do ano, fato que aliado à baixa adoção de tecnologias, reduz a produtividade média dos bovinos leiteiros das pequenas propriedades rurais.
Thesagro: Políticas Públicas.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p436.pdf231,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace