Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007135
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CADEMARTORI, P. H. G. de
BOLZON DE MUÑIZ, G. I.
MAGALHAES, W. L. E.
Informaçães Adicionais: Pedro Henrique G. de Cademartori, Doutorando da UFPR; Graciela Inês Bolzon de Muñiz, UFPR; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
Título: Nitrogen DBD plasma treatment to enhance adhesion of wood flooring.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRA E ESTRUTURAS DE MADEIRA, 14., 2014, Natal. Anais de evento. [S.l.]: UFRN: IBRAMEM, 2014.
Páginas: 7 p.
Idioma: en
Notas: EBRAMEM.
Palavras-chave: Molhabilidade
Energia superficial
Tratamento de superfície
Plasma a frio
Surface energy
Surface treatment
Cold plasma.
Conteúdo: Tratamento por plasma caracteriza-se como eficiente e como uma alternativa econômica e limpa para modificar a superfície da madeira. O presente estudo objetivou aumentar a adesão de peças de piso de madeira por plasma a frio. Para o tratamento dos pisos de madeira, utilizou-se um reator a plasma admitindo-se uma mistura de argônio e nitrogênio entre os eletrodos durante 10 minutos em baixa pressão. Configurou-se o reator para três níveis de potência ? 50, 100 e 150 W e uma frequência de 13.5 MHz. O fluxo de gás de argônio e nitrogênio foi estipulado em 10 e 100 sccm, respectivamente. As modificações na adesão foram investigados por meio de um goniômetro para a mensuração do ângulo de contato e a energia livre superficial. Para cada amostra, três gotículas (9.6 μl) foram dispensadas na superfície da madeira. Os principais resultados encontrados mostraram que o ângulo de contato das amostras modificadas por plasma foram ~2 vezes menor em relação ao ângulo de contato mensurado nas amostras não tratadas. A energia livre superficial da madeira modificada por plasma aumentou significativamente. O ângulo de contato e a energia livre superficial das amostras tratadas em diferentes potências foram estatisticamente iguais. Portanto, os tratamentos de plasma modificou significativamente a superfície da madeira em diferentes níveis de potência, o que resultou no aumento da adesão.
NAL Thesaurus: wettability.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AACWashingtonEBRAMEMTratamento.pdf186,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace