Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007374
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Jan-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, L. P. de
LIMA, C. G. de
CASTRO, V. L. S. S. de
SIQUEIRA, M. C.
MAIA, A. de H. N.
Informaçães Adicionais: LUZIA PEDROSO DE OLIVEIRA, ESALQ-USP; CESAR GONÇALVES DE LIMA, FZEA-USP; VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA; MARIA CELIA SIQUEIRA, UFSCar; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.
Título: Modelo linear misto para avaliar toxicidade por doses repetidas.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista da Estatística UFOP, Ouro Preto, v. 3, n. 3, 2014, p. 603-613. Edição dos trabalhos apresentados como pôsteres na 59ª Reunião Anual da Regional Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, Ouro Preto, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Nanopartículas
Nanotecnologia
Econoxicology.
Conteúdo: Resumo: Com o uso crescente de compostos químicos com características ainda não completamente elucidadas, torna-se imprescindível avaliar o risco que eles podem representar à saúde humana. Em modelo animal, testes toxicológicos com ratos Wistar têm sido os mais utilizados. Um dos testes para avaliar ecotoxicidade é o teste por doses repetidas, no qual os ratos recebem, via oral, diariamente ao longo de 28 dias, a substância analisada. Neste tipo de teste uma das características avaliada é a variação de peso corporal durante o período de exposição a substância, pois no caso de efeito tóxico mais evidente pode ocorrer uma diminuição do ganho natural de peso. Em se tratando de dados longitudinais, o uso de modelos mistos é apropriado, pois possibilitam descrever os perfis de pesos, considerando a variabilidade e as correções das observações ao longo do tempo, assim como a variabilidade entre os animais. Neste trabalho foi utilizado o modelo linear misto para avaliar a toxicidade por doses repetidas de nanopartículas com propriedades bactericidas, produzidas para serem incluídas em filmes comestíveis para revestimento de frutas e legumes, visando sua conservação.
Thesagro: Modelo matemático
Composto químico
Toxidez
Animal de laboratório
Rato
NAL Thesaurus: Nanotechnology
Nanoparticles.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA50.pdf723,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace