Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007489
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARRANTES, L. de S.
MATSUURA, M. I. da S. F.
RAMOS, N. P.
Informaçães Adicionais: LETÍCIA DE SANTI BARRANTES, PUCCAMP; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA.
Título: Avaliação de impactos ambientais de diferentes sistemas de produção de cana-de-açúcar: convencional e conservacionista.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO PELO CICLO DE VIDA, 4., 2014, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo: Associação Brasileira de Análise de Ciclo de Vida, 2014.
Páginas: p. 11-16.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Desempenho ambiental
Conteúdo: Resumo: O setor sucroenergético brasileiro é responsável pela produção anual de mais de 38 milhões de toneladas de açúcar e cerca de 27 bilhões de litros de etanol. A pressão social por práticas ambientalmente mais aceitáveis tem levado o setor a modificar seu atual sistema de produção. Neste contexto de mudança se inclui a interrupção da queima pré-colheita, que por sua vez possibilita a adoção de técnicas já consolidadas em outros setores agrícolas, como o plantio direto. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho ambiental de dois sistemas de cultivo de cana-de-açúcar, convencional e plantio direto em rotação com soja, especificamente quanto às etapas de pré-plantio e plantio. Ambos os sistemas foram empregados em uma usina paulista, localizada em área tradicional, mas sob bioma de cerrado. Os resultados mostraram que o sistema convencional implica em maior impacto na categoria "Mudanças Climáticas", e o de plantio direto na "Depleção Fóssil". Contudo, observou-se um melhor desempenho do sistema conservacionista, que agrega um produto adicional (e que apresenta menor carga ambiental), com amesma ocupação de terras. Conclui-se que é de extrema importância a busca por práticas agrícolas mais sustentáveis na cultura canavieira, que já começa a mostrar resultados positivos.
Thesagro: Cana de açúcar
Sistema de produção
Impacto ambiental
NAL Thesaurus: Sugarcane
Environmental impact
Environmental performance
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA59.pdf232,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace