Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008584
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, E. B. de
CARDOSO, J. A. F.
LIMA, A. M. N.
CUNHA, T. J. F.
HERNANI, L. C.
Informaçães Adicionais: ELDER BARBOZA DE SOUZA; JOSÉ ALBERTO FERREIRA CARDOSO; AUGUSTO MIGUEL NASCIMENTO LIMA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS.
Título: Estoques de carbono nas substâncias húmicas de Neossolo Quartzarênico sob cultivo de mangueira irrigada no Semiárido Brasileiro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 43., 2014, Campo Grande, MS. Estratégias para a redução do custo Brasil no agronegócio: trabalhos. Jaboticabal: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Estoque de carbono
Mango.
Conteúdo: A matéria orgânica do solo (MOS) é um componente fundamental para a manutenção da qualidade do solo, estando envolvida em diversos processos físicos, químicos e biológicos. A caracterização das substâncias húmicas (SH), que são compostas pelas frações ácidos fúlvicos (F AF), ácidos húmicos (FAH) e huminas (FH), apresenta grande potencial na avaliação de alterações na qualidade do solo pela mudança de uso da terra. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o impacto do cultivo de mangueira irrigada em relação à caatinga nativa nos estoques de carbono (C) das substâncias húmicas de um eossolo Quartzarênico da região de Petrolina-PE. Nas áreas sob mangueira irrigada e caatinga nativa foram coletados, em faixas, 10 pontos georeferenciados para cada tratamento nas camadas de 0-10 e 10-20 em. Assim, foram determinados os estoques de C da FAF, FAH e FH da MOS. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e teste t de Student (p < 0,05). O solo sob mangueira irrigada apresentou maior estoque de C na FAF, FAH e FH na camada de 0-10 em de profundidade quando comparado à caatinga nativa. Comportamento semelhante foi observado para a FAF e FAH na camada de 10-20 em de profundidade.
Thesagro: Manga
Irrigação
Solo
Mangifera Indica
Matéria Orgânica
Solo Arenoso.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tonycpatsa22014.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace