Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008607
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NEGRETTI, R. R. D.
MANICA-BERTO, R.
AGOSTINETTO, D.
THÜRMER, L.
GOMES, C. B.
Informaçães Adicionais: R. R. D. NEGRETTI, IFRS; R. MANICA-BERTO, CPACT; D. AGOSTINETTO, UFPEL; L. THÜRMER, UFPEL; CESAR BAUER GOMES, CPACT.
Título: Host suitability of weeds and forage species to root-knot nematode meloidogyne graminicola as a funcion of irrigation management.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Planta Daninha, v. 32, n. 3, p. 555-561, July/Sept. 2014.
Idioma: en
Palavras-chave: Nematóide das galhas
Conteúdo: A produção de arroz irrigado pode ser limitada por vários agentes fitopatogênicos, entre eles os nematoides das galhas (Meloidogyne spp.). Dessa forma, objetivou-se neste estudo avaliar a hospedabilidade de espécies de plantas, encontradas com maior frequência no entrecultivo e durante o período de cultivo do arroz irrigado, ao nematoide das galhas, Meloidogyne graminicola, sob dois manejos da irrigação. Para isso, foram realizados dois experimentos em delineamento completamente casualizado. No primeiro experimento, foram testadas sete espécies vegetais que ocorrem em área de arroz irrigado, em pousio, no período de entrecultivo. Para o segundo experimento, testaram-se, em condições de sequeiro e alagamento, nove espécies de plantas daninhas infestantes da cultura do arroz irrigado. As 16 espécies vegetais, mantidas individualmente em vaso com substrato esterilizado, foram inoculadas com 5.000 ovos e juvenis de segundo estádio (J2) do nematoide. Plantas de arroz BRS IRGA 410 inoculadas com M. graminicola foram utilizadas como testemunhas. Dois meses após a inoculação, o sistema radical de cada planta foi avaliado quanto ao número de galhas e fator de reprodução do nematoide. Verificou-se que as espécies de entrecultivo da cultura do arroz irrigado Sida rhombifolia, Raphanus raphanistrum, Spergula arvensis, Lotus corniculatus e Trifolium repens e, durante o ciclo de cultivo do arroz irrigado, Aeschynomene denticulata e Leersia hexandra são imunes ao nematoide. As espécies vegetais de entrecultivo, Avena strigosa e Lolium multiflorum, e as de cultivo, Alternanthera philoxeroides, arroz-vermelho, Echinochloa crusgalli, Cyperus difformis, Cyperus esculentus, Cyperus iria e Fimbristylis miliacea, comportam-se como hospedeiras de M. graminicola, principalmente em condições de sequeiro.
Thesagro: Nematóide
Arroz irrigado
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlantaDaninhaGomes.pdf328,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace