Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010637
Title: Relações biodiversidade vs. clima em escala local: um estudo de caso em busca de padrões espaço-temporais em insetos.
Authors: SCHMITZ, H. J.
AMADOR, R. B.
FERREIRA, J. E. D.
MAUÉS, M. M.
NASCIMENTO, I. M. do
MARTINS, M. B.
Affiliation: HERMES JOSÉ SCHMITZ, UNILA; ROSÂNGELA BARRETO AMADOR, DOUTORANDA; JOHN ERIC DIAS FERREIRA, MESTRANDO UFPA; MARCIA MOTTA MAUES, CPATU; IGOR MARTINS DO NASCIMENTO, GRADUADO; MARLÚCIA BONIFÁCIO MARTINS, MPEG.
Date Issued: 2014
Citation: In: EMILIO, T.; LUIZÃO, F. (Org.). Cenários para a Amazônia: clima, biodiversidade e uso da terra. Manaus: INPA, 2014.
Pages: p. 19-29.
Description: Insetos fornecem bons modelos para o estudo dos impactos das alterações climáticas sobre a biodiversidade. Neste estudo, foram observadas diferenças na distribuição de moscas e abelhas na floresta em duas escalas de variação microclimática: uma espacial, entre o sub-bosque e o dossel da floresta, e uma temporal, observando-se as variações em atividade ao longo do dia. Várias espécies de insetos apresentaram claras diferenças em suas preferências por estrato. Também foram observadas variações no padrão de atividade ao longo do dia. Estas espécies podem ser boas candidatas para indicação de alterações climáticas, devido à sua sensibilidade ambiental.
Thesagro: Biodiversidade
Inseto.
Keywords: Alteração climática
Impacto.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
capitulo2.pdf669,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace