Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1012940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DIAS, M. K. R.
NEVES, L. R.
MARINHO, R. das G. B.
PINHEIRO, D. A.
TAVARES-DIAS, M.
Additional Information: MÁRCIA KELLY REIS DIAS; LIGIA RIGÔR NEVES; RENATA DAS GRAÇAS BARBOSA MARINHO; DOUGLAS ANADIAS PINHEIRO; MARCOS TAVARES-DIAS, CPAF-AP.
Title: Parasitismo em tambatinga (Colossoma macropomum x Piaractus brachypomus, Characidae) cultivados na Amazônia, Brasil.
Publisher: Acta Amazonica, Manaus, v. 45, n. 2, p. 231-238, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Fresh water fish
Animal parasite
Agregação
Aggregation
Variety
Parasito animal.
Description: Os estudos sobre os parasitos e doenças parasitárias são de grande interesse para a piscicultura, uma vez que podem afetar o crescimento dos peixes. O objetivo deste estudo foi investigar a fauna parasitária e relação parasito-hospedeiro em Colossoma macropomumx Piaractus brachypomus(tambatinga) de 10 pisciculturas do estado do Amapá, Amazônia. Dos 503 peixes examinados, 63,1% estavam parasitados e 49.299.189 parasitos foram coletados, tais como Ichthyophthirius multifiliis, Piscinoodinium pillulare, Trichodinasp., Tetrahymenasp., Anacanthorus spathulatus, Linguadactyloides brinkmanni, Mymarothecium boegeri, Notozothecium janauachensis, Procamallanus (Spirocamallanus)inopinatus, Neoechinorhynchus buttneraee Perulernaea gamitanae. Porém, a dominância foi de I. multifiliis, seguida de P. pillularee monogenoideas, parasitos que apresentaram padrão de dispersão agregado juntamente com P. gamitanae. Houve correlação positiva do comprimento dos hospedeiros com a prevalência parasitária total, bem como do tamanho dos peixes com a abundância de I. multiliis, P. pillulare, monogenoideas e P. gamitanae, mas os níveis infecção não influenciaram o fator de condição relativo dos hospedeiros. A ocorrência de ectoparasitos foi favorecida pelo manejo e pobre condição sanitária das pisciculturas, mas a presença de espécies de endoparasitos foi devido ao abastecimento dos viveiros com água provenientes de corpos de água naturais. Este foi primeiro relato de I. multiliis, P. pillulare, Trichodinasp., Tetrahymenasp., A. spathulatus, N. janauachensis, N. buttneraee P.(S.) inopinatus para tambatinga no Brasil.
Thesagro: Peixe de água doce
Variedade
Sanidade animal.
NAL Thesaurus: animal health.
Data Created: 2015-04-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2015Parasitismoemtambatinga.pdf915,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace