Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016254
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BERNDT, A.
MATEUS, G. P.
ANDRADE, F. M. E. de
NADER, C. E. C.
LOPES, R.
DEMARCHI, J. J. A. de A.
Informaçães Adicionais: ALEXANDRE BERNDT, PEQUISADOR CIENTÍFICO – AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA) PÓLO EXTREMO OESTE – ANDRADINA,; GUSTAVO PAVAN MATEUS, PEQUISADOR CIENTÍFICO – AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA) PÓLO EXTREMO OESTE – ANDRADINA,SP; FLÁVIA MARIA ERBETTA DE ANDRADE, 1PEQUISADOR CIENTÍFICO – AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA) PÓLO EXTREMO OESTE – ANDRADINA,SP; CLÁUDIO EDUARDO COSTA NADER, ALUNO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, FMVZ - UNESP/ BOTUCATU.; RICARDO LOPES, PEQUISADOR CIENTÍFICO – AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA) PÓLO EXTREMO OESTE – ANDRADINA,SP.; JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI, 1PEQUISADOR CIENTÍFICO – AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA) PÓLO EXTREMO OESTE – ANDRADINA,SP.
Título: Ganho de peso e conversão alimentar de tourinhos de três grupos genéticos recriados em confinamento.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras. Anais...Lavras: UFLA, 2008. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Raça Angus
Desempenho
Raça Guzerá
Raça Nelore.
Conteúdo: Este projeto teve como objetivo avaliar o desempenho e a eficiência de conversão alimentar de tourinhos de três grupos genéticos, recriados sob as mesmas condições de confinamento. Utilizou-se 72 bezerros desmamados em maio de 2007, pertencentes ao rebanho experimental da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Andradina, Pólo Extremo Oeste da APTA ? Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. A dieta com 14,2% proteína bruta (PB) e 64,1% nutrientes digestíveis totais (NDT) à base de 75,9% de silagem de sorgo; 8,2% de milho em grão moído; 13,4% de farelo de algodão; 1,6% de caroço de algodão; 0,1% de uréia e 0,8% de núcleo mineral, na base seca, foi oferecida uma vez ao dia, pela manhã, ajustando-se a oferta de forma a manter as sobras em, aproximadamente 5%. Ao final do confinamento os animais cruzados ½ Angus + ½ Nelore apresentaram peso maior (259,2kg) que os Guzerá (230,0kg) e Nelore mocho (223,7kg). Para atingir este peso maior com o mesmo período de confinamento, os animais ½ Angus + ½ Nelore apresentaram ganho de peso significativamente maior (0,828 kg.d-1), comparando-se com Guzerá (0,579 kg.d-1) e Nelore mocho (0,539 kg.d-1). Os animais ½ Angus + ½ Nelore apresentaram maior ingestão de matéria seca (5 kg.d-1), fato que proporcionou o maior ganho de peso vivo. A ingestão de matéria seca em função do peso vivo dos animais cruzados foi igual à do Guzerá e maior do que do Nelore mocho. Não houve diferença entre a eficiência de conversão alimentar dos diferentes grupos genéticos.
Thesagro: Conversão Alimentar.
Confinamento
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandreberndt5.pdf118,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace