Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020802
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ARAÚJO, L. DA S.
JESUS, O. N. de
COSTA, E. M. R.
SOARES, T. L.
SANTOS, I. S. DOS
ARAÚJO, D. M. S.
Informaçães Adicionais: LETÍCIA DA SILVA ARAÚJO, UEMA; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; EVA MARIA RODRIGUES COSTA; TALIANE LEILA SOARES; IDÁLIA SOUZA DOS SANTOS, UFRB; D'AVILA MARIA SOUSA ARAÚJO, UEMA.
Título: Avaliação química de frutos de maracujá de casca amarela e roxa em diferentes condições e período de armazenamento.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Objetivou-se por meio deste trabalho, a análise química de sucos extraídos de frutos de maracujazeiro de diferente coloração da casca (amarelo e roxo), sob diferentes condições de armazenamentos. Os armazenamentos testados foram os seguintes: ambiente, geladeira, freezer, freezer + N (Nitrogênio líquido) e ultrafreezer. Foram avaliados os teores de Sólidos Solúveis Totais (SST), Acidez Total Titulável (AT), pH e Ratio (SS/AT). O ensaio foi conduzido no laboratório de pós-colheita da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O delineamento foi inteiramente casualizado e os dados analisados pelo programa Sisvar®, a 5% de probabilidade. A polpa sofreu diversas alterações de acordo com as condições de armazenamento. As variáveis que mais sofreram alterações foram o SST e o Ratio, em relação à polpa de maracujá recémextraída da fruta e a polpa armazenada em geladeira, confirmando a sensibilidade dos frutos em relação ao processamento. O período e as condições de armazenamento causaram perdas significativas no pH da polpa dos frutos, a exceção dos frutos roxo escuro, os quais apresentaram uma ligeira resistência as alterações químicas.
Thesagro: Maracujá
Suco
Melhoramento vegetal
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIACAOQUIMICADEFRUTOS.pdf32,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace