Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BETTIOL, W.
CAMARGO, O. A. de
Additional Information: WAGNER BETTIOL, CNPMA; Otávio A. de CAMARGO, IAC.
Title: Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto.
Publisher: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROBIOLOGIA APLICADA AO MEIO AMBIENTE: ANTECEDENTES HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS, 2005, São Paulo/SP. [Anais...] São Paulo/SP: USP, 2005. p.1-19.
Language: pt_BR
Notes: Título da palestra nos anais: Aspectos microbiológicos sobre a aplicação de lodo de esgoto na agricultura (Resolução CONAMA).
Keywords: Lodo de esgoto
Description: Toda e qualquer atividade humana leva à produção de resíduos, sendo que a crescente demanda da sociedade pela manutenção e melhoria das condições ambientais tem exigido das autoridades e das empresas públicas e privadas atividades capazes de compatibilizar o desenvolvimento às limitações da exploração dos recursos naturais. Dentre os recursos, os hídricos, que até a geração passada eram considerados fartos,tornaramse limitantes e comprometidos, em virtude da alta poluição em algumas regiões,necessitando, portanto de rápida recuperação. Nessas condições, há que se tratarem os esgotos urbanos que são hoje os principais poluidores dos mananciais. O tratamento dos esgotos, que com certeza irá reduzir a poluição dos rios e melhorar a saúde pública da população, resulta na produção de um lodo rico em matéria orgânica e nutrientes, denominado lodo de esgoto, havendo necessidade de uma adequada disposição final desse resíduo. Entretanto, diversos projetos de tratamento de esgotos não contemplam o destino final do lodo produzido e com isso anulamse parcialmente os benefícios da coleta e do tratamento dos efluentes. Assim, a comunidade precisa encarar com muita seriedade este problema e, com auxílio das pesquisas científicas e tecnológicas, desenvolver alternativas seguras e factíveis para que esse resíduo não se transforme num novo problema ambiental, mas sim tirar vantagens ambientais de sua disposição. A disposição final adequada do lodo é uma etapa problemática no processo operacional de uma estação de tratamento de esgoto, pois seu planejamento tem sido negligenciado e apresenta um custo que pode alcançar até 50% do orçamento operacional de um sistema de tratamento.
Thesagro: Impacto ambiental
Data Created: 2015-07-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005AA073.pdf6,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace