Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022504
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ABREU, A. de F. B.
RAMALHO, M. A. P.
SOUZA, E. A. de
Informaçães Adicionais: ANGELA DE FATIMA BARBOSA ABREU, CNPAF; MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO, UFLA; ELAINE APARECIDA DE SOUZA, UFLA.
Título: Potencial da população de seleção recorrente para resistência à mancha angular no feijoeiro após 12 ciclos seletivos.
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 8., 2015, Goiânia. O melhoramento de plantas, o futuro da agricultura e a soberania nacional: anais. Goiânia: UFG: SBMP, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pseudocercospora griseola.
Conteúdo: Com a expansão das áreas irrigadas no Brasil o feijoeiro tornou-se uma opção altamente vantajosa, podendo ser cultivado durante praticamente todo o ano. Isso propiciou aumento na produção e produtividade, mas também fez com que os problemas com patógenos se intensificassem. Entre esses patógenos, Pseudocercospora griseola (Sacc.) Crous & Braun (2006), agente causal da mancha angular tem se destacado devido aos danos causados à cultura. Um dos principais meios de controle dessa doença é o uso de cultivares resistentes. Contudo, já foram identificadas várias raças do patógeno. Nessa condição, a resistência mais durável só será possível pela incorporação do maior número de genes de resistência. A Embrapa/UFLA iniciou um programa de seleção recorrente (SR) visando resistência a esse patógeno em 1998. Até o momento foram conduzidos 12 ciclos seletivos. O objetivo desse trabalho foi o de verificar seainda há variabilidade genética suficiente tanto para resistência ao patógeno quanto para a produtividade de grãos, visando avaliar o potencial da população para a continuidade da SR.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Melhoramento genético vegetal
Seleção recorrente
Mancha Angular.
Ano de Publicação: 2015-08-21
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBMP541.pdf248,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace