Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024236
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: BROWN, G. G.
NIVA, C. C.
ZAGATTO, M. R. G.
FERREIRA, S. de A.
NADOLNY, H. S.
CARDOSO, G. B. X.
SANTOS, A.
MARTINEZ, G. de A.
PASINI, A.
BARTZ, M. L. C.
SAUTTER, K. D.
THOMAZINI, M. J.
BARETTA, D.
SILVA, E. da
ANTONIOLLI, Z. I.
DECAËNS, T.
LAVELLE, P. M.
SOUSA, J. P.
CARVALHO, F.
Additional Information: GEORGE GARDNER BROWN, CNPF; CINTIA CARLA NIVA, CPAC; Maurício Rumenos Guidetti Zagatto, ESALQ; Stephanie de Almeida Ferreira, Mestranda UFPR; Herlon Sérgio Nadolny, Doutorando UFPR; Guilherme Borges Xarão Cardoso, Mestrando UFPR; Alessandra Santos, Mestranda UFPR; Gabriel de Andrade Martinez, Graduando UFPR; Amarildo Pasini, UEL; Marie Luise Carolina Bartz, Universidade Positivo; KLAUS DIETTER SAUTER, Universidade Positivo; MARCILIO JOSE THOMAZINI, CNPF; Dilmar Barreta, UDESC; Elodie da Silva, Pós-doutoranda Embrapa Florestas; Zaida Inês Antoniolli, UFSM; Thibaud Decaëns, Universidade de Montpellier; Patrick Marie Lavelle, Universidade Pierre et Marie Curie; José Paulo Sousa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Filipe Chichorro de Carvalho, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Title: Biodiversidade da fauna do solo e sua contribuição para os serviços ambientais.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Pages: p. 121-154.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 10.
Keywords: Serviço ambiental.
Description: A fauna do solo inclui organismos microscópicos, como os nematóides, ácaros e colêmbolos, até os facilmente visíveis, como as minhocas, aranhas, formigas, cupins e besouros, cuja biodiversidade mundial ultrapassa 900 mil espécies conhecidas. Para viver no solo e na serapilheira desenvolveram diversas adaptações comportamentais e morfológicas, e podem ser classificados em quatro grandes grupos funcionais: predadores/parasitas, detritívoros/decompositores, geófagos/ bioturbadores e fitófagos/pragas. Portanto, sua atividade está relacionada a diversos serviços ambientais, incluindo: a produção de alimentos e a produtividade primária; produtos farmacêuticos; ciclagem de nutrientes e a dinâmica da decomposição da matéria orgânica, inclusive o sequestro de carbono; a água disponível no solo; a troca de gases entre o solo e a atmosfera; a pedogênese; a conservação da biodiversidade; o controle de erosão e enchentes; a polinização; a dispersão de sementes; o tratamento de resíduos; a recreação e a educação ambiental. Contudo, o cálculo da contribuição da fauna a esses serviços e sua valoração econômica continuam representando grandes desafios para os cientistas naturais e economistas. As práticas de manejo e os sistemas de uso do solo podem afetar profundamente as populações e a atividade da fauna edáfica. Portanto, para aproveitar melhor os benefícios oriundos dos processos ecossistêmicos e serviços ambientais influenciados pela fauna edáfica é essencial considerar o manejo que preserve suas populações e atividade nos solos, especialmente em sistemas produtivos. Nesse contexto, mostramos quais organismos representam a fauna edáfica, os fatores de manejo do solo que afetam suas populações e explicamos como a atividade desses organismos contribui para os serviços ambientais.
Thesagro: Biodiversidade
Fauna
Solo.
Data Created: 2015-09-17
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeorgeBLivroServicosAmbientais.pdf831,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace