Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024298
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RUDNICK, V. A. de
SCHLINDWEIN, J. A.
MARCOLAN, A. L.
CAVALCANTE, N. C.
MILITÃO, J. S. T. L.
CAETANO, M. R. da S.
Additional Information: Vaneide Araújo de Sousa Rudnick, UNIR; Jairo André Schlindwein, UNIR; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; Numydia Carvalho Cavalcante, UNIR; Julio Sancho Teixeira Linhares Militão, UNIR; Michelle Roberta da Silva Caetano, UNIR.
Title: Atributos físicos do solo com pastagens em Rondônia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Description: A pecuária bovina é de suma importância para setor econômico no estado de Rondônia. O sistema de uso e manejo dos solos nesta atividade vem demonstrando certo declínio na capacidade de suporte e produtividade das pastagens. Este estudo buscou identificar as condições dos atributos físicos dos solos com pastagens em relação à vegetação nativa (floresta). As coletas de solo foram realizadas no mês de Novembro de 2013, em três propriedades rurais no estado de Rondônia, nos municípios de Alvorada d?Oeste, Candeias do Jamari e Rolim de Moura, amostrando os solos em pastagens com diferentes níveis visuais de degradação em comparação com a vegetação nativa, sendo feitas em duas profundidades de 0-10 cm e 10-20 cm. Os atributos físicos avaliados foram densidade, porosidade total, macroporosidade e microporosidade. Os atributos físicos que apresentaram maiores alterações foram à densidade e a macroporosidade. Os tratamentos com pastagem apresentaram aumento da densidade em relação a solos com vegetação nativa. Baseado no histórico de uso, o aumento da densidade do solo na pastagem deve-se principalmente a compactação causada pelo excesso de carga animal e a má formação das pastagens em função do manejo praticado.
Thesagro: Compactação do Solo
Manejo do Solo
Vegetação Nativa.
Data Created: 2015-09-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
874atributos.pdf234,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace