Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024321
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: SILVA, H. da
FAVARETTO, N.
CAVALIERI, K. M. V.
DIECKOW, J.
VEZZANI, F. M.
PARRON, L. M.
CHEROBIM, V. F.
MARIOTI, J.
FERRARI NETO, H.
Additional Information: Alcione Herminia da Silva, Doutoranda UFPR; Nerilde Favaretto, UFPR; Karina Maria Vieira Cavalieri, UFPR; Jeferson Dieckow, UFPR; Fabiane Machado Vezzani, UFPR; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF; Verediana Fernanda Cherobim, Doutoranda UFPR; Juliana Marioti, Doutoranda UFPR; Henrique Ferrari Neto, Graduando UFPR.
Title: Atributos físicos do solo e escoamento superficial como indicadores de serviços ambientais.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Pages: p. 71-83.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 5.
Keywords: Serviço ambiental.
Description: São apresentados resultados preliminares do estudo sobre a qualidade física do solo e o escoamento superficial no âmbito do projeto ServiAmbi em sistemas de uso e manejo do solo diferenciados como ferramenta para a avaliação de serviços ambientais. As áreas experimentais foram descritas no Capítulo 2. O solo foi coletado nas camadas de 0–5, 5–10, 10–20 e 20–30 cm para determinação da estabilidade de agregados, porosidade (total, macro e micro), densidade do solo e condutividade hidráulica saturada. A infiltração de água no solo foi determinada em campo pelo método de anéis concêntricos. O escoamento superficial (perda de água) foi coletado após cada evento de precipitação. Os sistemas FN, CNnp e EU apresentaram melhor estabilidade de agregados e maior infiltração. No CNp, apesar da elevada estabilidade, observou-se as maiores perdas de água. Entre os sistemas de produção agrícola, o iLP apresentou menor perda de água enquanto o sistema iLPF se destacou na estabilidade de agregados em profundidade. O sistema PD apresentou os menores índices de estabilidade de agregados, sugerindo comprometimento da sua estrutura. De modo geral, pode-se considerar que o aumento da capacidade dos solos em fornecer serviços ambientais é dependente do grau de complexidade ecológica do sistema.
Thesagro: Física do Solo
Solo.
Data Created: 2015-09-18
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuciliaAtributoFisicoCap51.pdf335.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace