Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026092
Título: Bioconcentração do inseticida permetrina em peixes paulistinhas (Danio rerio).
Autoria: DIAS, M. C. C.
PARAIBA, L. C.
TORNISIELO, V. L.
MARANHO, L. A.
Afiliação: M. C. C. DIAS, Laboratóiro de Exotoxicologia, CENA/USP; LOURIVAL COSTA PARAIBA, CNPMA; V. L. TORNISIELO, Laboratóiro de Exotoxicologia, CENA/USP; L. A. MARANHO, Laboratório de Ecotoxicologia, CENA/USP.
Ano de publicação: 2006
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DO INSTITUTO BIOLÓGICO, 9., 2006, São Paulo, SP. O Biológico, v. 68, sup. 2, 2006. p. 1-4.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi determinar o fator de bioconcentração do inseticida permetrina em peixes paulistinha (Danio rerio), utilizando um modelo cinético, concentrações na água e concentrações em peixes de um experimento no qual a permetrina degradou na água. A permetrina é um piretróide sintético de largo espectro amplamente utilizado no combate de insetos, tendo sido relatado pela primeira vez em 1973 e comercializado a partir de 1977 como um piretróide fotoestável. Este inseticida é um potencial poluente de ecossistemas aquáticos e pode ser tóxico para várias espécies de organismos. O valor do fator de bioconcentração da permetrina em paulistinha foi determinado experimentalmente em 5,8´106 L kg-1. Valores limites seguros de concentrações da permetrina em ambiente aquático e de concentrações da permetrina em peixe podem ser estimados por meio do fator de bioconcentração.
Thesagro: Agrotóxico
Pesticida
Palavras-chave: Bioacumulação
Fator de bioconcentração
Piretróide
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006AA015.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace