Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026663
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Out-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MANSUR, K. L.
TEIXEIRA, W. G.
GONCALVES, A. O.
SHINZATO, E.
Informaçães Adicionais: KÁTIA LEITE MANSUR, UFRJ; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; EDGAR SHINZATO, CPRM.
Título: Avaliação da susceptibilidade magnética no sambaqui fazenda campos novos - Cabo Frio - RJ.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PATRIMÔNIO GEOLÓGICO, 3., 2015, Lençóis. Anais... Lençóis: UEFS, 2015. p. 571-574.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Magnetismo remanente
Solos antrópicos
Geoarqueologia
Conteúdo: Os sambaquis, que consistem de depósitos de materiais orgânicos, minerais e principalmente de conchas, são comuns em todo o litoral fluminense, apresentam uma estratigrafia de camadas bastante complexa, e entre estas camadas, apresentam horizontes escuros que são ricos em nutrientes e carbono orgânico. A susceptibilidade magnética (SM) é uma propriedade características dos minerais do solo e da matéria orgânica e apresenta um grande potencial para avaliação e mapeamento da extensão de horizontes de solos antrópicos devido principalmente à propriedade de magnetismo remanente, aumento ou redução da SM original, que os minerais paramagnéticos apresentam quando aquecidos. Este trabalho tem por objetivo mostrar o potencial do uso da SM no mapeamento expedito de diferentes áreas de sambaquis. Foi feita avaliação da SM in situ na camada superficial do Sambaqui Fazenda Campos Novos em 53 pontos da superfície do terreno. Os resultados mostram um grande potencial do uso da SM para mapear sambaquis com a elevação dos valores na área do sambaqui. A Fazenda Campos Novos será a sede central do Geoparque Costões e Lagunas do RJ. É um de seus geossítios e, também, é um lugar de importância cultural, ambiental, histórica e pré-histórica.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015053.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace