Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027210
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, A. C. F. de
SOUZA, Y. B.
SILVA, R. S. da
PASSOS, H. S.
MENEZES, G. F. O. de
AZEVEDO, H. C.
Title: Reconcentração do sêmen congelado de carneiros por centrifugação: efeito sobre a ocorrência de refluxo da dose inseminante e a fertilidade à inseminação artificial cervical.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 103-110. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Language: pt_BR
Keywords: Concentração espermática
Palheta.
Description: Por ser um procedimento prático e de baixo custo, a inseminação artificial cervical (IAC) é uma boa alternativa para a intensificação do manejo reprodutivo de ovinos. Durante sua realização a ocorrência do refluxo seminal é comum, tendo em vista a limitada capacidade volumétrica da cérvix que promove uma diminuição de espermatozoides disponíveis para o transporte até o sitio de fertilização. Objetivando reduzir o volume da dose inseminante e consequentemente do refluxo durante as inseminações cervicais, foi avaliado o uso de força centrífuga aplicada após a descongelação em palhetas com sêmen congelado de carneiros. Para tanto, foram utilizados cinco carneiros e 92 ovelhas da raça Santa Inês. A colheita de sêmen foi realizada com o auxilio de vagina artificial sendo selecionadas amostras com boa congelabilidade, as quais foram diluídas em meio glicina-gema-leite, envasadas em palhetas de 0,25 mL com concentração espermática de 400x106/mL e congeladas de forma automatizada (refrigeração a 0,5°C/min até 5°C, estabilização por 90 minutos, congelação a 15ºC/min de 5 à -80°C, e 10ºC/min de -80 à -140°C e imersão em nitrogênio líquido à -196ºC). As palhetas com sêmen foram descongeladas (40°C/20s) e utilizadas na IAC após terem sido centrifugadas a 1000 rpm (150 g) durante 10 minutos (tratamento) ou não terem sido centrifugadas (controle). A ocorrência de refluxo da dose inseminante foi registrada observando-se a cérvix com espéculo durante 60 segundos após a IAC. A fertilidade foi obtida realizando-se o diagnóstico de gestação por ultrassom após 25 dias da inseminação. A ocorrência de refluxo do sêmen no momento da inseminação diferiu substancialmente (p<0,05) entre os grupos de fêmeas inseminadas com doses centrifugadas (19,56%) ou não (80,44%). Não houve diferença significativa (p>0,05) entre as taxas de prenhez das ovelhas inseminadas com o sêmen centrifugado (2,2%) e não centrifugado (0,0%) que foram muito baixas. Conclui-se que a centrifugação a 1000 rpm (150 g)/10 minutos da palheta com sêmen após sua descongelação foi eficaz em reduzir a ocorrência de refluxo no momento da inseminação artificial cervical em ovinos, todavia esse fato não foi suficiente para evitar a baixa fertilidade da técnica de IAC com sêmen congelado.
Thesagro: Processamento
Centrifugação.
NAL Thesaurus: cervix.
Data Created: 2015-10-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24231.pdf106,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace