Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027222
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. B. de
Additional Information: EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.
Title: Avanços recentes nos softwares "Sis" da Embrapa Florestas para manejo de precisão e análise econômica de florestas plantadas.
Publisher: In: CONGRESSO FLORESTAL PARANAENSE, 5., 2015, Curitiba. Novas tecnologias florestais: anais. [Curitiba]: Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, 2015.
Pages: 9 p.
Language: pt_BR
Keywords: Software
Manejo florestal
Plantação florestal.
Description: Os softwares da série ?Sis? vêm sendo desenvolvidos e aprimorados pela Embrapa Florestas desde 1988. São eles: SisEucalipto (Eucalyptus grandis, E.urograndis e E.dunnii) SisPinus (Pinus caribaea P.elliottii e P.taeda), SisTeca (Tectona grandis), SisAcacia (Acacia mearnsii), SisAraucaria (Araucaria angustifolia), SisBracatinga (Mimosa scabrella), SisCedro (Toona ciliata) e Planin (de análise econômica). Eles têm como função básica descrever como uma plantação florestal cresce e produz, conforme os regimes de manejo indicados pelos usuários. Assim, permitim testar, para cada condição de clima e solo, diferentes opções de manejo florestal, fazer prognoses de produções presente e futura, e efetuar análises econômicas. No presente trabalho foram apresentados procedimentos recentemente inseridos nos mesmos, destacando elementos gráficos baseados em Diagramas de Manejo da Densidade (DMD). Estes elementos, juntamente com componentes tradicionais da agricultura de precisão, facilitam a visualização e mapeamento das unidades de manejo por classes de densidade. A tecnologia apresentada auxilia na definição de tratos silviculturais em cada árvore (poda, desbaste imediato ou futuro, ou permanência até a colheita final) considerando fatores como as distribuições de diâmetro e altura de todas as árvores, sua qualidade, ocupação do dossel e área da copa. Isto possibilita o aprimoramento de critérios para definição do manejo florestal que otimize a produção madeireira e a renda.
Thesagro: Planejamento Florestal.
Data Created: 2015-10-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015EdilsonCFPAvancos.pdf486,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace