Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030622
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HOHENFELD, C. S.
NASCIMENTO, D. de S.
SILVA, M. A. da
OLIVEIRA, E. J. de
OLIVEIRA, S. A. S. de
Additional Information: CAMILA SANTIAGO HOHENFELD, UFRB; DANIELA DE SOUZA NASCIMENTO, UFRB; MARCONDES ARAÚJO DA SILVA; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA, CNPMF.
Title: Metodologias de inoculação de fungos causadores da podridão radicular da mandioca.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Plant diseases.
Description: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma espécie que possui destacada importância econômica e social na África, Ásia e América Latina. Contudo, várias doenças podem afetar sua produtividade, dentre elas a podridão radicular, causada por um complexo de patógenos, destacando-se os fungos Phytophthora spp., Botryosphaeria spp. e Fusarium spp. As perdas podem chegar a 100%, dependendo da intensidade da infestação. Atualmente, a abordagem mais econômica e confiável para controlar a podridão radicular da mandioca é o plantio de variedades resistentes. Assim, objetivo foi estabelecer um método de inoculação de fungos para seleção precoce de genótipos de mandioca resistentes à podridão radicular. Foram testadas quatro metodologias distintas: Infestação do Solo, Imersão de Manivas, Imersão das raízes e Ferimento na haste. Os parâmetros avaliados foram peso de parte aérea, peso de raiz, volume de raiz e colonização da maniva. O método que se mostrou mais eficiente foi infestação do solo e imersão de manivas em suspensão de esporos.
Thesagro: Mandioca
Doença de planta
NAL Thesaurus: Cassava.
Data Created: 2015-12-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metodologiasdeinoculacao00057.pdf443,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace